Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Autarca de Viseu quer que Governo assuma construção de uma nova barragem

Autarca de Viseu quer que Governo assuma construção de uma nova barragem

O presidente da Câmara Municipal de Viseu sugeriu ao Governo para avançar com a construção da nova barragem de Fagilde, no concelho de Mangualde, porque a atual, segundo o autarca “tem um período de vida de sete, oito anos”.

Segundo Almeida Henriques, “construir a nova barragem implica fazer um projeto, fazer um estudo de impacto ambiental, abrir um concurso público, adjudicar e construí-la, no entender do autarca, está a ser atingido o prazo limite para que daqui a sete, oito anos a nova barragem seja construída ou avançar com a reparação da atual”.

No entender do autarca, “não compete às autarquias tomar esse tipo de decisões” uma vez que “a barragem é da APA [Agência Portuguesa do Ambiente], é ao Estado central compete fazer as opções”.

Em setembro de 2018, o ministro do Ambiente, Matos Fernandes, disse aos jornalistas, à margem de uma cerimónia em Nelas, que, “se os autarcas da região se entenderem”, a obra da nova barragem de Fagilde avançaria para aumentar a capacidade de armazenamento de água e evitar falta de água no futuro.

A resolução, lembrou o ministro, “está nas mãos dos municípios, para que encontrem a solução organizativa que levará depois a encontrar as soluções técnicas”.

A barragem de Fagilde é a principal fonte de abastecimento de água ao município de Viseu, sendo que 70% da água da albufeira é consumida no concelho de Viseu, 11,5% são consumidos por Mangualde, 15,5% por Nelas e 3% por Penalva do Castelo.

 

Pode ver também

22 cafés e pastelarias de Viseu aderiram ao Programa de pequenos-almoços nutricionalmente equilibrados

O programa “Bom Dia com Compal Summo” chegou a Viseu!  Com o objetivo de reforçar a oferta …

Comente este artigo