Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Alunos com necessidades especiais estão limitados ao 9ºano

Alunos com necessidades especiais estão limitados ao 9ºano

Alunos com Necessidades Educativas Especiais e que terminaram o 9º ano de escolaridade, não têm uma Unidade Especializada destinada às suas carências. A ausência dos apoios nas escolas secundárias limita os alunos a frequentarem o ensino.

Filomena Pires, deputada do PCP, lamenta que não haja um apoio especializado e lembra o direito a uma educação inclusiva garantida pelo estado.

Filomena Pires adianta que a carência é nacional mas preocupante no distrito de Viseu. A igualdade no acesso ao ensino não existe.

A Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência determina, o direito das pessoas com deficiência à Educação, definindo que o Estado deve garantir “um sistema de educação inclusiva a todos os níveis e uma aprendizagem ao longo da vida”.

O PCP insiste na necessidade de se concretizarem medidas que garantam a plena e efetiva inclusão dos jovens com necessidades educativas especiais em todo o ensino obrigatório.

A deputada explica que o objectivo é perceber se o Governo tem conhecimento da situação e da angústia dos pais destes jovens e se reconhece a necessidade de criar, com urgência, uma Unidade de Apoio Especializado para alunos com Multideficiências, numa das escolas secundárias do concelho de Viseu.

A inexistência de respostas nas escolas secundárias da rede pública, no concelho de Viseu, de uma Unidade Especializada destinada a alunos com Autismo ou Multideficiência levou o Grupo Parlamentar do PCP a questionar o Ministério da educação sobre o futuro que estes jovens podem esperar.

 

Pode ver também

Os jogos para amanhã…

Joga-se amanhã a 12ª Jornada do Campeonato Distrital da Divisão de Honra da Associação de Futebol …

Comente este artigo