Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Almeida Henriques contra a extinção do serviço de cirurgia pediátrica no Centro Hospitalar Tondela-Viseu

Almeida Henriques contra a extinção do serviço de cirurgia pediátrica no Centro Hospitalar Tondela-Viseu

A Câmara Municipal de Viseu através do seu presidente, Almeida Henriques, manifesta a sua oposição e profundo desacordo ao projeto de “Rede Nacional de Especialidade Hospitalar e de Referenciação Materna, da Criança e do Adolescente”, proposto pelo Governo e que se encontra em consulta pública.

Em concreto, a Câmara Municipal entende que a extinção do serviço de cirurgia pediátrica no Centro Hospitalar Tondela-Viseu constitui uma centralização injustificada destes cuidados de saúde, que são prestados com elevada eficiência e qualidade em Viseu, superando inclusive os rácios de serviço impostos pela política preconizada pelo Governo. Com dois especialistas em cirurgia pediátrica apenas, o Centro Hospitalar Tondela-Viseu garante mais de 500 intervenções cirúrgicas por ano e cerca de 2500 consultas.

Segundo Almeida Henriques, “este esvaziamento não é economicamente racional nem socialmente aceitável, e vem em manifesto prejuízo do acesso das populações da cidade-região de Viseu, assim como da promoção de um ambiente propício à natalidade”.

O autarca recorda que “a influência do Hospital de São Teotónio é mais do que intermunicipal e distrital, abrangendo também populações de concelhos de distritos da Guarda e Castelo Branco”, influência geográfica e populacional que não tida em conta no projeto.

A medida de extinção deste serviço de cirurgia pediátrica contraria a própria política defendida pelo Governo, segundo a qual a cirurgia pediátrica deve ser praticada em contexto de ambulatório. Ora, o Centro Hospitalar Tondela-Viseu é a unidade hospitalar do Serviço Nacional de Saúde com maior percentagem de cirurgia do ambulatório para procedimentos enquadrados nesta modalidade (91,3%).

A Câmara Municipal de Viseu contesta ainda a redução de efetivos médicos em serviços de pediatria no Centro Hospitalar Tondela-Viseu preconizada pelo projeto em causa, assim como a transferência do único profissional especialista em cardiologia pediátrica.

 

Pode ver também

Cinfães foi distinguido como “Destino Turístico Sustentável.

No Comité das Regiões, que decorreu em Bruxelas, foram entregues os certificados da Carta Europeia …

Comente este artigo