Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Comunidade Judaica na cidade de Viseu.

Comunidade Judaica na cidade de Viseu.

Uma pedra com um símbolo do que se supõe ser uma “menorah” (candelabro com sete braços) foi encontrada na parede de uma casa em Viseu e está a ser dado como o primeiro vestígio material da existência de uma comuna judaica na cidade.

O achado foi feito durante obras de requalificação de um imóvel, no âmbito do programa “Reabilitar para Arrendar” da responsabilidade da autarquia viseense.

“Foi encontrado, no seu interior, aquele que é considerado pelos especialistas o primeiro achado relativo à presença da comunidade judaica na cidade de Viseu”, anunciou a Câmara em comunicado. O achado foi feito há cerca de meio ano pelo arqueólogo Pedro Sobral, responsável pelo projecto de arqueologia do edifício, mas só agora divulgado.

A sua autenticidade, revelou a mesma fonte, foi confirmada pelo director do Museu Judaico de Belmonte. José Domingos revelou ao PÚBLICO tratar-se de “uma manifestação cripto-judaica”. “Na minha óptica, a gravura a tudo se assemelha a um símbolo da comunidade judaica”, disse. O investigador explicou que se pode tratar de um símbolo do tempo “em que os judeus tinham de estar escondidos”, frisando ter encontrado mais sinais típicos de uma comuna judaica na rua e outras adjacentes ao imóvel.

(Fonte / Publico)

 

Pode ver também

Incêndios: Viseu segundo distrito com maior número de ignições

Mais de 1300 incêndios rurais deflagraram este ano no país, sendo maioritariamente fogos de reduzida …

Comente este artigo