Home / Notícias / “Viagens com Histórias” regressam a Viseu este fim-de-semana

“Viagens com Histórias” regressam a Viseu este fim-de-semana

O projeto “Viagens com História(s)” regressa este fim de semana a Viseu para mais um capítulo “Momentos de Glória” da história da cidade que começou a ser contada em julho de 2018, anunciou em comunicado a organização.

A viagem, vai percorrer os atribulados episódios dos finais do séc. XIV, marcados pelas sangrentas Guerras Fernandinas que devastaram a cidade, deixando-a em ruínas.

O novo episódio é intitulado “Momentos de Glória” por “retratar um dos momentos áureos da cidade, com a dinastia de Avis, o nascimento de D. Duarte e a formação da Feira de S. Mateus”.

As “Viagens com História(s)” são um espetáculo de rua que decorre, à noite, em alguns monumentos e espaços da cidade menos conhecidos, pretendendo ser um produto destinado a todos os públicos, independentemente da sua faixa etária e formação.

De uma forma “simultaneamente séria e lúdica”, são contadas as “histórias” da cidade de Viseu ao longo de seis temas, com quatro espetáculos cada, num total de 24 e “todos eles são reinterpretações livres, adaptadas ao mundo de hoje, que terão, no entanto, sempre uma base científica segura”.

O projeto arrancou em julho de 2018 e vem no seguimento do “Viseu Misterioso”, que decorreu em 2015 e 2016, e apresenta assim mais dois “episódios” históricos da cidade, seguindo sempre uma ordem cronológica”, com encenações nos diversos locais simbólicos em que a viagem acontece.

A direção artística é da responsabilidade da Zunzum Associação Cultural, a dramaturgia de Carlos Santiago e conta com a encenação de Paulo Matos e a interpretação de Daniela Fernandes, Ilda Teixeira e Paulo Carrilho.

 

Pode ver também

“PALÁCIO DO GELO FASHION SHOW 2024”

Viseu, 22 de abril de 2024 – O Palácio do Gelo Shopping, em Viseu, celebrou …

Comente este artigo