Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Viseu Trail Running regressa em 2021 como uma prova sustentável e amiga do ambiente

Viseu Trail Running regressa em 2021 como uma prova sustentável e amiga do ambiente

Evento realiza-se a 17 de outubro e já conta com cerca de 600 inscritos

Em outubro, regressa a Viseu o maior evento de Trail do Distrito: o Viseu Trail Running. Uma prova direcionada a atletas que apreciam corrida e contacto com a natureza.

Depois de uma pausa forçada em 2020, face ao COVID-19, o VTR renova-se e traz novidades, em 2021.

A promessa de um evento amigo do ambiente, através do selo “Plástico Zero – Papel Zero – Fruta KM Zero” é um dos grandes destaques deste ano.

Para a Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Conceição Azevedo, “a vertente da sustentabilidade ambiental é o que distingue esta prova. Somos Cidade-Jardim e trabalhamos todos os dias para que Viseu seja um território sustentável e de excelência”.

O selo representa as medidas de uma prova que quer ser amiga e protetora do ambiente. Na prática, o material de logística, divulgação ou distribuição aos atletas será reduzido, reciclável ou reutilizável. Para além disso, a organização vai adquirir fruta da época em produtores locais, para distribuição aos atletas. Desta forma, não necessita de transporte e, consequentemente, não se realizam emissões carbono.

O dorsal de corrida que identifica os atletas também é uma novidade: é feito em papel reciclável e plantável. No final da prova, os atletas poderão plantá-lo num vaso ou jardim e nascerá uma planta.

A localização dos percursos da prova também merece destaque. Em 2021, os atletas do VTR vão percorrer o terreno de Calde e Côta – duas Freguesias rurais, repletas de natureza e de cartões-de-visita turísticos.

Este ano, a prova tem também um Embaixador: Ricardo Campos. É o Presidente do Fórum de Energia e Clima, uma organização que nasceu da vontade da sociedade civil de todos os países pertencentes à CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa em aprofundar laços e lutar em conjunto pela vitória na Crise Climática.

Faz também parte da organização do “The Climate Reality Project”, criado em 2016 pelo ativista ambiental, ex-vice-presidente dos Estados Unidos da América e Prémio Nobel da Paz em 2007, Al Gore.

É reconhecido, ainda, pelo programa “Hora de Agir”, na TVI24.

Em 2021, o VTR também eleva o seu patamar de exigência no que toca à dificuldade da prova e apresenta novas distâncias de competição. Os atletas podem participar no Trail Curto, com uma extensão de 15 quilómetros; no Trail Longo, que possui 28 quilómetros; ou no Ultra Trail Médio, de 45 quilómetros.

O Trail Longo e o Ultra Trail Médio integram o Campeonato Nacional da ATRP – Associação de Trail Running Portugal, o que significa que os resultados obtidos nestas distâncias farão concorrência a atletas de outras provas do país.

“Tudo faremos – organização, parceiros, patrocinadores e voluntários – para que os participantes se sintam bem, em plena simbiose com a natureza desta extraordinária região. Que possam usufruir de uma experiencia positiva e única, mas que queremos que seja segura. Temos a certeza que a memória desta experiência vos fará voltar para nós”, afirmou o Presidente dos Viriathvs Runners Viseu, Paulo Fernandes.

Este ano, o evento apresenta também uma nova imagem – renovada, jovem e ligada à natureza – e um novo site – mais moderno e intuitivo.

Todos os interessados em participar podem inscrever-se no site da prova, em www.viseutralrunning.pt. Os preços variam entre os 15 e os 20 euros por atleta, dependendo da distância que pretendam percorrer.

A inscrição inclui o dorsal de corrida, um kit de ofertas sustentável e uma medalha de participação. No final da prova, realiza-se ainda um almoço convívio.

O Viseu Trail Running 2021 é organizado pelo Município de Viseu e pelos Viriathvs Runners Viseu.

A Check Point Software Technologies é o patrocinador principal do VTR.

A Gavis, Decathlon Viseu, Delta, Doce Camelias, Criaverde, RemaxCA, Phaarmpeças, JS Clínica, Ergovisão e Avicasal também são patrocinadores.

No que toca aos parceiros, a prova conta com a Associação de Trail Running Portugal, Associação de Atletismo de Viseu, Junta de Freguesia de Calde, Junta de Freguesia de Côta, Bombeiros Voluntários de Viseu, Escola Profissional Mariana Seixas e Associação Social C. D. R. de Calde.

Todas as informações sobre a prova estão disponíveis no site do evento, em www.viseutrailrunning.pt, e nas redes sociais.

 

Pode ver também

V.N.Paiva – 1ª Reunião de Câmara do Novo Executivo

Realizou-se na manhã desta sexta-feira, 22 de outubro, no Salão Nobre da Câmara Municipal de …

Comente este artigo