Home / Notícias / Viseu sob aviso amarelo quinta e sexta-feira, devido à previsão de chuva forte

Viseu sob aviso amarelo quinta e sexta-feira, devido à previsão de chuva forte

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) alertou hoje para a ocorrência de chuva forte em Portugal continental até final da tarde de sexta-feira, por causa de uma depressão centrada na região dos Açores.

Segundo a informação divulgada pelo IPMA, nos próximos dias o estado do tempo em Portugal continental será condicionado por uma depressão centrada na região dos Açores e que se desloca para leste, “transportando uma massa de ar húmido e instável”.

Ao longo do dia, a chuva vai estender-se gradualmente às restantes regiões do território continental, de sul para norte, mantendo-se na quinta-feira sob a forma de aguaceiros fortes, que diminuirão de intensidade e frequência a partir da tarde de sexta-feira.

O IPMA avisa ainda que os valores acumulados de precipitação total entre hoje e sexta-feira serão significativos.

Por causa da chuva o IPMA colocou, também a partir das 00h00 de quinta-feira, outros nove distritos sob aviso amarelo (o terceiro mais elevado) – Braga, Coimbra, Aveiro, Castelo Branco, Guarda, Vila Real, Porto, Viseu e Bragança, que se prolonga até às 06h00 de sexta-feira.

Face às previsões, a ANEPC admite a ocorrência de inundações em zonas urbanas, causadas por acumulação de águas pluviais devido à obstrução dos sistemas de escoamento, assim como cheias, potenciadas pelo transbordo do leito de alguns cursos de água, rios e ribeiras.

A Proteção Civil avisa ainda para a eventual instabilidade de vertentes, conduzindo a deslizamentos e derrocadas motivadas pela infiltração da água, “potenciados pela remoção do coberto vegetal na sequência de incêndios rurais, ou por artificialização do solo” e para o arrastamento para as vias rodoviárias de objetos soltos ou desprendimento de estruturas móveis ou deficientemente fixadas, por causa do vento forte, que podem causar acidentes.

 

Pode ver também

Viseu: Obras na feira semanal vão avançar este ano

As obras de requalificação do recinto da feira semanal deverão arrancar ainda este ano 2024, …

Comente este artigo