O primeiro dia do evento, dia 15 de março, será constituído por um ciclo de palestras que abordam temáticas de acordo com a realidade de produção, comercialização e distribuição de mirtilos não só no panorama nacional, mas também mundial.
No segundo dia, dia 16, serão realizadas visitas a explorações-modelo da região e serão debatidos assuntos pertinentes à realidade agrícola.
De acordo com a organização, «nos últimos anos, centenas de pessoas arregaçaram as mangas, lavraram terras abandonadas, tiraram partido das características únicas da nossa região e começaram a produzir Mirtilo de sabor inigualável. Mediante o constate aumento de pomares de mirtilo, surge a necessidade de juntar produtores e transmitir conhecimentos, sendo criada a 1ª edição do Encontro Nacional de Produtores de Mirtilo, em 2011».
Em 2019, cabe à empresa de Viseu, Acegrow SA, a organização do evento, que considera «de extrema importância para todos os envolvidos na área dos pequenos frutos, em particular, para quem trabalha diretamente com Mirtilos, trazendo à nossa cidade visitantes de várias regiões do país e especialistas da área nacionais e internacionais».
Comente este artigo