Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Viseu promove o bem-estar em todos os momentos do ciclo de vida

Viseu promove o bem-estar em todos os momentos do ciclo de vida

A iniciativa “Comunidades Pró-Envelhecimento” surgiu antes da pandemia, mas assume agora uma maior importância, segundo a Ordem dos Psicólogos Portugueses.

É necessário “perspetivar as Comunidades como contexto de vida de excelência para a promoção do envelhecimento saudável e bem-sucedido, com o objetivo último de construirmos uma sociedade coesa, equitativa, inclusiva, saudável e segura, que promova o bem-estar e a contribuição cívica de todos os cidadãos, durante todos os momentos do ciclo de vida”, diz aquela entidade.

Para a Ordem dos Psicólogos, estas Comunidades, entre as quais se encontra Viseu, trabalham de forma sistémica de modo a que “o envelhecimento dos cidadãos seja feito com mais bem-estar e saúde”.

Para alcançar esta distinção, é necessário preencher uma série de requisitos avaliados numa longa checklist com 71 itens, que abrangem diferentes dimensões da vida na comunidade, como segurança, habitação, mobilidade, bem-estar, saúde, relações sociais, inclusão, cultura e educação ao longo da vida, participação ativa e emprego.

Entre as muitas iniciativas do Município de Viseu nesta área, destacam-se programas como “Quem avisa, amiga é” – para a promoção da educação financeira (120 participantes) -, o “Viseu Solidário” e “Viseu Habita” – para apoio a obras em habitações -, o projeto “Música ativa para seniores”, o “Viseu Aconchega” – combate à solidão -, o “Proteção Sénior” – valorização pessoal e social, e segurança dos mais velhos -, o projeto “Informática para Seniores” – com foco na utilização do computador e internet -, entre outros.

 

Pode ver também

Treinador do Tondela reconhece dificuldades na receção ao Vitória de Guimarães

O treinador Pako Ayestarán assumiu hoje que “vai ser muito difícil” a receção ao Vitória …

Comente este artigo