Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Viseu: nova ajuda humanitária vai partir, esta semana, rumo à Ucrânia

Viseu: nova ajuda humanitária vai partir, esta semana, rumo à Ucrânia

159 refugiados já foram acolhidos e registados no CLAIM do IPV. Autotestes COVID-19, computadores e portáteis e artigos para bebé continuam na lista de necessidades.

A rede solidária do Município de Viseu, Instituto Politécnico de Viseu (IPV), Associação Viriatos.14 e Associação dos Ucranianos de Viseu informa em comunicado que, “no passado fim de semana, dias 26 e 27, efetuou o carregamento de mais 2 camiões com ajuda humanitária, que partirão, esta semana, com destino à Ucrânia, com medicamentos, alimentação, produtos de higiene pessoal, equipamentos, roupas, entre outros bens, num total de quase 200 toneladas, chegarão a quem deles mais precisa”.

Em armazém, na Loja Solidária do IPV, que está a dar apoio aos refugiados ucranianos que chegam ao concelho, e no armazém, disponibilizado pelos Missionários Combonianos de Viseu, a rede dispõe de um stock suficiente para apoiar uma população estimada na ordem dos 350 refugiados durante meio ano.

Neste contexto, a rede “agradece toda a ajuda recebida e solicita que a comunidade, para já, não entregue mais apoios a não ser aqueles que especificamente continuam a fazer falta, nomeadamente autotestes para despiste da COVID-19, computadores e portáteis para crianças e jovens em idade escolar e artigos para bebé”.

Ao momento, já foram registados no Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM) do IPV 159 refugiados, dos quais 115 mulheres e 57 jovens e crianças. Deste universo, 20 têm mais de 65 anos, 60 apresentam habilitações literárias iguais ou superiores a bacharelato, sendo 4 deles doutorados. As crianças e jovens estão já na sua maioria inscritos nas escolas do concelho e, esta semana, irá iniciar-se a primeira turma de aprendizagem de Português, através do Centro Qualifica 2020 da Escola Secundária Alves Martins. Seguem-se mais 2 turmas a iniciar em breve na Escola Superior de Educação de Viseu do IPV.

O Município de Viseu está a estudar, em conjunto com a Viseu Marca e com a Associação dos Ucranianos de Viseu, a possibilidade de, no dia 24 de agosto, integrado no âmbito da Feira de São Mateus, se realizar um momento cultural e recreativo alusivo à identidade da comunidade ucraniana que, por opção ou por circunstâncias da vida, escolheram fixar-se na melhor cidade para viver, Viseu.

 

Pode ver também

CIM Viseu Dão Lafões lidera projeto europeu de combate aos resíduos

Projeto Stop Waste junta Viseu Dão Lafões com regiões da Lituânia, Roménia e Países Baixos. …

Comente este artigo