Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Viseu: nova ajuda humanitária vai partir, esta semana, rumo à Ucrânia

Viseu: nova ajuda humanitária vai partir, esta semana, rumo à Ucrânia

159 refugiados já foram acolhidos e registados no CLAIM do IPV. Autotestes COVID-19, computadores e portáteis e artigos para bebé continuam na lista de necessidades.

A rede solidária do Município de Viseu, Instituto Politécnico de Viseu (IPV), Associação Viriatos.14 e Associação dos Ucranianos de Viseu informa em comunicado que, “no passado fim de semana, dias 26 e 27, efetuou o carregamento de mais 2 camiões com ajuda humanitária, que partirão, esta semana, com destino à Ucrânia, com medicamentos, alimentação, produtos de higiene pessoal, equipamentos, roupas, entre outros bens, num total de quase 200 toneladas, chegarão a quem deles mais precisa”.

Em armazém, na Loja Solidária do IPV, que está a dar apoio aos refugiados ucranianos que chegam ao concelho, e no armazém, disponibilizado pelos Missionários Combonianos de Viseu, a rede dispõe de um stock suficiente para apoiar uma população estimada na ordem dos 350 refugiados durante meio ano.

Neste contexto, a rede “agradece toda a ajuda recebida e solicita que a comunidade, para já, não entregue mais apoios a não ser aqueles que especificamente continuam a fazer falta, nomeadamente autotestes para despiste da COVID-19, computadores e portáteis para crianças e jovens em idade escolar e artigos para bebé”.

Ao momento, já foram registados no Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM) do IPV 159 refugiados, dos quais 115 mulheres e 57 jovens e crianças. Deste universo, 20 têm mais de 65 anos, 60 apresentam habilitações literárias iguais ou superiores a bacharelato, sendo 4 deles doutorados. As crianças e jovens estão já na sua maioria inscritos nas escolas do concelho e, esta semana, irá iniciar-se a primeira turma de aprendizagem de Português, através do Centro Qualifica 2020 da Escola Secundária Alves Martins. Seguem-se mais 2 turmas a iniciar em breve na Escola Superior de Educação de Viseu do IPV.

O Município de Viseu está a estudar, em conjunto com a Viseu Marca e com a Associação dos Ucranianos de Viseu, a possibilidade de, no dia 24 de agosto, integrado no âmbito da Feira de São Mateus, se realizar um momento cultural e recreativo alusivo à identidade da comunidade ucraniana que, por opção ou por circunstâncias da vida, escolheram fixar-se na melhor cidade para viver, Viseu.

 

Pode ver também

Autarquia de Santa Comba Dão atribui mais de 120 mil euros a associações

A Câmara de Santa Comba Dão vai apoiar este ano vinte associações com expressão concelhia …

Comente este artigo