Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Viseu investe 1,4 ME na requalificação do Complexo Desportivo do Fontelo
Estádio Municipal do Fontelo - Viseu

Viseu investe 1,4 ME na requalificação do Complexo Desportivo do Fontelo

As obras de construção das novas pistas de atletismo, rede de rega e da substituição do relvado no Estádio Municipal do Fontelo vão arrancar de imediato, após o ato de consignação da empreitada anunciado hoje. O investimento que ronda os 1,4 milhões de euros visa, neste caso, melhorar as condições do Estádio. O prazo de execução estimado é de cerca de 200 dias.

Recorde-se que, para além da instalação de um novo relvado, os trabalhos incluem a construção das novas pistas de atletismo em tartan, com drenagem interna e externa das através de caleiras sumidouras, e a inclusão de todos os equipamentos para a prática das diversas disciplinas de atletismo. Está também incluída no processo a execução de infraestruturas de drenagem de águas pluviais, rede de abastecimento de água e rede de rega.

Saliente-se ainda a instalação da calha técnica para o reforço da iluminação, esta sob a responsabilidade do Académico de Viseu. Posteriormente, serão ainda construídas duas torres definitivas para as transmissões televisivas. A obra terá ainda impacto na Rua Anacleto Pinto, que será alvo de remodelação a nível dos pavimentos, infraestruturas de recolha de águas residuais e rede de iluminação pública.

Com estas obras, reforça-se um ciclo de investimento no Complexo Desportivo do Fontelo, nomeadamente no Pavilhão Gimnodesportivo, a requalificação e eficiência energética nas piscinas, para além dos novos relvados e melhoramentos no Campo 1º Maio, Futebol de 7, José Alves Madeira e Futebol de 5. A estas, junta-se ainda a requalificação dos dois campos de ténis, bem como múltiplas melhorias efetuadas, que incluíram novas cadeiras, casas de banho e bares, entre outras.

Obras no Complexo Desportivo do Fontelo com preocupações ambientais

A sustentabilidade e a preservação do ambiente têm marcado as diferentes obras de melhoria realizadas nos últimos anos em todo o Complexo Desportivo do Fontelo. A título de exemplo, foi concretizado recentemente um investimento para a melhoria da eficiência energética das Piscinas Municipais. Recorde-se que a manutenção desta infraestrutura obriga a um grande consumo energético, pelo que foram tomadas várias medidas para diminuir os custos desse consumo.

Nesse sentido, foram instaladas caldeiras a Biomassa e um sistema Solar Térmico. Com esta aposta do Município de Viseu, foi possível obter uma redução de cerca de 32% nos custos energéticos. Mais significativa ainda foi a redução na emissão de CO2 em 367 toneladas/ano, ou seja, 60%, face às emissões que se verificavam anteriormente (604 toneladas de CO2/ano). Trata-se de um investimento com claras mais-valias ambientais para todo o Concelho de Viseu, que este ano, saliente-se, recupera o conceito de “Cidade-Jardim”.

Importa lembrar que o Complexo Desportivo do Fontelo tem tido uma procura crescente por parte dos viseenses. Em 2019, fora do contexto de pandemia, a procura ascendeu a 275.000 utilizadores, pelo que a aposta nas várias melhorias introduzidas nos últimos anos revela-se acertada, já que cada vez mais pessoas procuram aquele espaço para a prática de atividade física.

 

Pode ver também

Tondela quer manutenção o quanto antes e crescer

Treinador e presidente da SAD são uníssonos no principal objetivo para a época 2021/22, a …

Comente este artigo