Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Viseu: Inauguradas as novas instalações do Estabelecimento Prisional

Viseu: Inauguradas as novas instalações do Estabelecimento Prisional

A Ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, visitou esta tarde de quinta-feira, o Estabelecimento Prisional (EP) de Viseu, por ocasião da inauguração das novas instalações.

O atual EP Viseu funciona nas antigas instalações do Instituto de S. José, também designado por Colégio de S. José,  foi  inaugurado a 6 de novembro de 1960. Já à época, a construção do edificado foi realizada com recurso, quase exclusivo, de mão de obra prisional.

O EP Viseu dispõe de ensino do 1º ciclo, que será alargado ao 2º ciclo já no próximo ano.

No âmbito da formação profissional, e considerando o período de permanência relativamente curto dos reclusos, aliado à experiência profissional que a maioria apresenta, o EP tem apostado em unidades de formação de curta duração, tendo realizado formação de calceteiros, manutenção de edifícios e de operador agrícola.

Disponibiliza 36 ocupações laborais, nas diversas atividades de limpeza, manutenção e organização dos espaços comuns do EP de Viseu. Tem ainda reclusos envolvidos na agricultura, serralharia, carpintaria e nas obras de requalificação do EP.

O investimento total na remodelação das instalações é de 10.781.500 €.

As obras cuja 1º fase foi hoje inaugurada, correspondeu a um investimento de 895 mil euros, e incluíram a construção de um pavilhão para reclusos em regime fechado, áreas administrativas, quartos  íntimos e remodelação da capela.

O projecto de recuperação do estabelecimento vai ser executado por 5 fases  com a segunda a começar entre Abril e Maio deste ano, compreendendo novas instalações para reclusos em regime aberto, e serviços clínicos num investimento de 300 mil euros.

Já as 3ª, 4º e 5 fases correspondem à construção de mais 3 pavilhões para reclusos em regime fechado, um parlatório, um salão de festas, e aquisição  de novo mobiliário e equipamento.

 

Pode ver também

Autarquia de Santa Comba Dão atribui mais de 120 mil euros a associações

A Câmara de Santa Comba Dão vai apoiar este ano vinte associações com expressão concelhia …

Comente este artigo