O Campo de Viriato, em Viseu, foi palco da Cerimónia de Receção do Estandarte Nacional da Força Nacional destacada na Roménia.
A cerimónia ocorreu no seguimento da conclusão da missão e desmobilização da Força Nacional que, ao longo de seis meses, integrou as estruturas de forças da NATO na Roménia, em resultado do agravamento do conflito armado no leste da Europa e subsequente ativação dos planos de defesa da NATO.
José Nunes da Fonseca, General Chefe do Estado Maior do Exército realçou que a Força Nacional cumpriu a sua missão no espaço Euro-Atlântico.
Força Nacional destacada na Roménia, realçou General Chefe do Estado Maior do Exército, José Nunes da Fonseca, participou “lado a lado com outras forças dos países aliados” em vários exercícios.
A Força Nacional que foi destacada para a Roménia “foi um exemplo de adaptação às constantes evoluções em teatro de guerra” realçou tenente coronel Jorge Loureiro, comandante da Força Nacional que foi destacada para a Roménia.
221 militares participaram em várias ações no teatro de operações durante seis meses sublinhou tenente coronel Jorge Loureiro.
A Força Nacional realizou a sua preparação e treino para o teatro de operações no Regimento de Infantaria Nº14, em Viseu, tendo recebido, a 8 de abril, o Estandarte Nacional pela mãos do General Chefe do Estado Maior do Exército. Com o seu regresso a território nacional, o Estandarte voltou agora a ser entregue, em cerimónia pública.
Comente este artigo