Home / Notícias / Viseu Dão Lafões tem 1,2 ME para programação cultural

Viseu Dão Lafões tem 1,2 ME para programação cultural

A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões vai dispor de 1,2 milhões de euros para programação cultural, o que lhe permitirá continuar a apostar na cultura como fator diferenciador da atratividade e competitividade do seu território.

A CIM viu aprovada a sua candidatura Rede Cultural Viseu Dão Lafões, submetida ao fundo extraordinário Programação Cultural em Rede (no âmbito do Programa Operacional Centro 2020), com o valor de 300 mil euros.

Segundo o secretário executivo da CIM, Nuno Martinho, “foi ainda possível concertar uma estratégia intermunicipal que permitiu, através da agregação de agrupamentos de municípios, aprovar candidaturas com diversas geometrias geográficas, reforçando a oferta e a complementaridade dos eventos no território”, num valor superior a 900 mil euros.

“No total, este conjunto de ações representam um investimento no território de aproximadamente 1,2 milhões de euros”, sublinha Nuno Martinho.

O projeto Programação Cultural em Rede tem como objetivo “articular, em todo território, no decurso do ano de 2021, uma programação cultural que permita não só a valorização dos recursos patrimoniais e museológicos regionais, mas também apoiar os agentes culturais e turísticos locais, apostando numa agenda cultural rica e diversificada”.

Desta forma, a CIM pretende “dar continuidade ao investimento na cultura que tem preconizado nos últimos anos e cuja atividade tem sido fortemente limitada fruto da pandemia” de covid-19.

“Essas manifestações culturais assentarão, maioritariamente, em propostas culturais apresentadas por agentes culturais e na dinâmica patrimonial e artístico-cultural da região”, explica.

A CIM lembra que tem vindo a dinamizar uma rede cultural de cooperação intermunicipal, “em parceria com os catorze municípios do território”, o que tem permitido “promover a itinerância de conteúdos artísticos” e “contribuído para o desenvolvimento de um produto cultural regional de características únicas”.

“Atendendo à pandemia de covid-19, vimo-nos na contingência de reformular estratégias e a programação com vista a responder às necessidades dos agentes culturais, populações e operadores turísticos, tendo, neste contexto, surgido a candidatura Rede Cultural Viseu Dão Lafões”, explica Nuno Martinho.

 

Pode ver também

Encerramento do ano letivo da Universidade Sénior de  Sátão teve casa cheia

Decorreu no dia 21 de junho de 2026, no Cineteatro Municipal de Sátão, o Encerramento …

Comente este artigo