Participar em eventos que mobilizam milhares de pessoas e convidá-las a visitar e conhecer o território. Esta é a estratégia que a Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões delineou para a Campanha de Verão 2024, apresentada publicamente hoje, em Mangualde, e que tem como mote “Viseu Dão Lafões, é onde apetece estar!”.
As principais apostas promocionais passam por uma presença inédita, com um stand próprio no NOS Alive, o maior festival de verão, em Algés, entre outras iniciativas que vão marcar os meses mais quentes na região.
A apresentação da campanha, no Palácio dos Condes de Anadia, contou, entre outros, com a presença do Presidente da CIM Viseu Dão Lafões, Fernando Ruas, do Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, Marco Almeida, do Presidente do Turismo Centro de Portugal, Raul Almeida, e do Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, Nuno Martinho.
A CIM Viseu Dão Lafões participa pela primeira vez no maior festival de verão do país. O NOS Alive, no Passeio Marítimo de Algés, foi visitado em 2022 por mais de 210.000 pessoas, entre os quais 20 mil estrangeiros, de 90 nacionalidades diferentes. A CIM vai aproveitar esta oportunidade para divulgar as ofertas da região junto de todos estes visitantes.
“A presença no NOS Alive, com um stand próprio, estrategicamente localizado, será fundamental para dar a conhecer e divulgar o território. Este ano, apostamos em participar em eventos onde as pessoas estão e o NOS Alive é estratégico nesse sentido. A nossa presença consistirá numa comunicação forte e apelativa do nosso mote, ‘Viseu Dão Lafões, é onde apetece estar!’, que ficará no ouvido de todos os visitantes”, sublinha Fernando Ruas, Presidente da CIM Viseu Dão Lafões.
O stand, localizado na Rua do Fado, será um palco privilegiado para a ativação da marca Viseu Dão Lafões, através de uma decoração impactante, alusiva às principais valências turísticas do território, e da oferta de brindes alusivos à campanha. Esta ativação será feita através de um jogo que permitirá aos visitantes usufruir de uma experiência diferenciadora. Além disso, será gerada uma dinâmica promocional nas redes sociais da CIM, que consistirá na oferta de bilhetes diários para o festival. Desta forma, pretende-se incentivar a visita ao stand e a partilha nas redes sociais dos visitantes.
De lembrar também que o NOS Alive foi o festival português com maior exposição mediática em 2023, com 4.694 notícias e mais de 35 horas de exposição nas televisões e rádios nacionais, segundo o Ranking Cision da Maratona dos Festivais de Verão.
Com a Campanha de Verão, inicia-se também a segunda edição do “Pé Ante Pé”, uma iniciativa promovida pela CIM Viseu Dão Lafões que visa valorizar e promover o turismo de natureza na região.
A iniciativa consiste na organização de 14 percursos pedestres, a realizar nos 14 municípios do território da Comunidade Intermunicipal. Desta forma, os participantes são incentivados a descobrir, gratuitamente, os recursos naturais, culturais e paisagísticos da região.
A edição de 2024 inicia-se com um percurso pela Grande Rota da Transumância, a 29 de junho, em Castro Daire, e termina a 17 de novembro, com uma caminhada pela GR48 Orla do Mondego, em Carregal do Sal. Todos os percursos serão divulgados através das plataformas digitais da CIM Viseu Dão Lafões e as inscrições deverão ser realizadas diretamente nos canais de comunicação dos municípios.
A CIM Viseu Dão Lafões fará toda a divulgação e comunicação dos diferentes percursos, através das suas plataformas digitais, e entregará a cada município um kit de oferta, composto por uma mochila e t-shirt, que serão distribuídos pelos participantes.
“As ações promocionais pensadas para a Campanha de Verão 2024 têm como eixo estratégico o objetivo de desafiar os visitantes nacionais e estrangeiros a explorarem a região de Viseu Dão Lafões, no coração de Portugal. O nosso território tem uma oferta rica e uma herança histórica única, com vinhos de excelência e uma gastronomia distintiva. Desde a cidade jardim, à Rota dos Vinhos do Dão, ao Termalismo e aos percursos pedestres, Viseu Dão Lafões é onde apetece estar neste verão, como, também vão poder comprovar aqueles que se deslocarem ao NOS Alive”, considera Nuno Martinho, Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões.
Outra novidade da Campanha Verão 2024 é uma aplicação móvel que visa potenciar o website Visit Viseu Dão Lafões, uma das ferramentas de comunicação da CIM Viseu Dão Lafões.
A app, ainda em desenvolvimento, será 100% dedicada ao turista e à divulgação turística do território, com um acesso rápido e facilitado que incluirá toda a oferta turística presente no site, bem como algumas ações e eventos que sejam realizados no território pelos municípios. Desenhada com foco nas necessidades dos utilizadores, a app possibilitará aos utilizadores uma experiência de viagem conveniente e agradável.
Ainda no âmbito da Campanha de Verão 2024, será realizada uma visita de jornalistas na região Viseu Dão Lafões, destinada a profissionais da área das viagens, para que conheçam e divulguem o território. Esta iniciativa irá abranger a exploração da Ecopista do Vouga e incluirá no seu programa a visita a quintas de enoturismo e experiências termais.
Segundo o Presidente da CIM Viseu Dão Lafões, Fernando Ruas, “para esta campanha de verão, a CIM Viseu Dão Lafões volta a apostar na divulgação do melhor que a região tem para oferecer, dos percursos pedestres ao património, sem esquecer a gastronomia e a nossa fantástica diversidade cultural. Este ano destaca-se a presença no festival NOS Alive, um evento que atrai cada vez mais visitantes internacionais. Esta estratégia vem refletir a nossa vontade de ir ao encontro de novos públicos e transformar a nossa região num território cada vez mais reconhecido, dentro e fora de Portugal.”
Para o Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, Marco Almeida, “agradeço à CIM Viseu Dão Lafões por ter escolhido Mangualde para esta iniciativa. Hoje é um dia importante, porque estamos a dar o pontapé de saída para uma campanha que vai valorizar ainda mais os nossos territórios, em que vamos ter a oportunidade de apresentar os nossos produtos, o nosso património e a cultura que tanto nos distingue. Nesta comunidade temos a particularidade de trabalharmos bem, sempre em conjunto, articulados e com um único objetivo que é valorizar todos os territórios de Viseu Dão Lafões”.
De acordo com o Presidente da Turismo Centro de Portugal, Raul Almeida, ” a estratégia hoje apresentada pela CIM está alinhada com a estratégia da Turismo do Centro, que tem a missão de congregar todas as marcas de turismo regionais, em articulação com as sub-regiões. O que aqui vimos hoje está alinhado com a nossa estratégia por várias razões, nomeadamente a digitalização da experiência turística, a aposta no turismo de natureza, turismo ativo ou turismo cultural, mas também a divulgação da região nos grandes eventos. Podem sempre contar com a Entidade Regional de Turismo Centro de Portugal para este alinhamento de estratégias e para trabalharmos em conjunto”.
O Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, Nuno Martinho, acrescentou: “Fruto do trabalho que temos vindo a realizar, em parceria com os municípios, de divulgação e promoção do território, Viseu Dão Lafões tem vindo a crescer de forma sustentada enquanto destino turístico. Os números de 2022 e de 2023 assim o comprovam, com os primeiros meses de 2024 a reforçar esta tendência“.
“Com esta campanha de verão, pretendemos manter esta dinâmica de crescimento sustentado, indo ao encontro dos potenciais visitantes e através deste contacto direto dar a conhecer o que torna o Coração de Portugal num destino ímpar. A nossa presença pioneira no Festival NOS Alive, bem como a segunda edição do ‘Pé Ante Pé’, com ativação em todos os municípios de Viseu Dão Lafões, são um reflexo desta aposta de uma cada vez maior proximidade com o nosso público“, concluiu.
Comente este artigo