Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Viseu celebra “Dia de São Mateus” e homenageia colaboradores e personalidades de mérito no concelho

Viseu celebra “Dia de São Mateus” e homenageia colaboradores e personalidades de mérito no concelho

Feriado Municipal é assinalado com missa e procissão em honra de São Mateus e sessão solene no Viriato Teatro Municipal. Noite em Viseu reserva espetáculo de novo circo e concerto do viseense Tilhon

Esta quarta-feira, 21 de setembro, dia de São Mateus e feriado municipal, Viseu celebra o seu dia com um programa de comemorações à altura. Entre a habitual cerimónia de entrega de galardões aos colaboradores do Município e a homenagem a personalidades e entidades de mérito no concelho, haverá ainda lugar a momentos culturais que se estendem da Escadaria da Igreja dos Terceiros ao Palco da Feira de São Mateus.

Pelas 9H30, a Igreja de São José acolhe uma missa em honra de São Mateus, seguida de uma procissão, cujo percurso será realizado no Campo de Viriato (Feira de São Mateus).
De seguida, terá início, pelas 11H30, a sessão solene, no Viriato Teatro Municipal. Em 2022, são 12 as personalidades e entidades homenageadas, que receberão publicamente as distinções municipais.

O Dr. António Ribeiro de Carvalho (advogado), Eduardo Pinto (empresário), o Dr. José Cesário (ex-deputado e ex-Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas), o Dr. José Luís Lucena e Vale (médico radiologista; homenagem póstuma), a Dr.ª Dalila Rodrigues (historiadora de arte), a Enf.ª Maria Albernaz (ACES Dão Lafões), o Real Tunel Académico e o Sr. Sérgio Tavares (comerciante e professor; homenagem póstuma) irão receber a Medalha Municipal de Mérito.  

Já a Medalha Municipal de Valor e Altruísmo será entregue pelo Município de Viseu a quatro importantes elementos do antigo Conselho de Administração do Hospital de São Teotónio, determinantes para a conceção e implementação do “Novo Hospital”, cuja construção teve início em 1993. São eles o Dr. Luís Neves de Carvalho, o Dr. António Guiné (homenagem póstuma), o Dr. Oliveira Santos e o Enf.º António Elísio Dias. 

Na sessão solene de amanhã, ao Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas, será também entregue a Medalha de Ouro da Cidade de Viseu e o Viriato de Ouro, os quais lhe foram atribuídos em 2013, pelo anterior executivo da autarquia. 

Nesta manhã, serão também homenageados os colaboradores do Município pelos 15, 20 e 30 anos de serviço.

O programa de comemorações do Dia do Município termina com duas iniciativas especiais, para usufruto de toda a comunidade de viseenses e amigos.

Pelas 21 horas, junto à Escadaria da Igreja dos Terceiros, a companhia de circo espanhola Vaivén Circo apresenta o espetáculo “ESENCIAL”. A iniciativa conta com uma encenação inspirada no “Waldorf Rainbow”, um brinquedo composto por pilares e arcos que proporcionam um cenário mágico. Uma oportunidade de o público poder viajar pelos meandros do novo circo.

O dia 21 de setembro marca também o encerramento da Feira dos Reencontros, a Feira de São Mateus. Nesta noite, de entrada gratuita, sobe ao palco o artista viseense Tilhon, para um concerto que se espera de casa cheia. O início está marcado para as 22 horas.

Realização da procissão em honra de São Mateus e espetáculo de novo circo motivam cortes de trânsito

A realização da procissão em honra de São Mateus, amanhã, dia 21 de setembro, pelas 10H30, implicará o corte temporário (à passagem da mesma), nos seguintes locais:
– Avenida Emídio Navarro- Porta Feira de São Mateus (Rotunda)- Avenida Capitão Homem Ribeiro- Avenida Dr. António José de Almeida – Rua Padre Costa – Travessia do Campo Viriato- Igreja de São José. 

Este percurso terá o acompanhamento da Polícia Municipal de Viseu, por forma a salvaguardar e a gerir os respetivos cortes no local. 

Já em virtude da realização do espetáculo “ESENCIAL”, da companhia Vaivén Circo, que terá lugar pelas 21 horas, junto à Escadaria da Igreja dos Terceiros, será necessário proceder igualmente ao corte da circulação automóvel entre as 19H30 e as 23 horas, nos seguintes locais: 

– Entroncamento da Avenida Alberto Sampaio com a Rua do Casimiros;- Entroncamento da Avenida Alberto Sampaio com a Rua Miguel Bombarda;- Entroncamento da Avenida Antonio José de Almeida com a Rua 21 de Agosto;- Praça da República, junto da saída poente da rotunda da Praça da República;- Entroncamento da Avenida Antonio José de Almeida com a Rua Conselheiro Afonso de Melo.Estes cortes de trânsito terão interferências nas seguintes linhas e horários MUV: – Entre as 19H30 e as 23 horas, estes afetarão apenas a última circulação das linhas 11, 12, 13, 14, 15, 18, 19; as duas últimas circulações da linha C1; e as quatro últimas circulações da linha C2;- Entre as 20 e as 23 horas, estes afetarão apenas a última circulação das linhas 13, 19, C1 e as duas últimas circulações da linha C2.

 

Pode ver também

Águas do Norte investe 1,5 milhões de euros em água e saneamento em Cinfães

A Águas do Norte vai avançar com uma empreitada no valor de 1,5 milhões de …

Comente este artigo