Home / Notícias / Desporto / Viseu apresenta candidatura a Cidade Europeia do Desporto 2024

Viseu apresenta candidatura a Cidade Europeia do Desporto 2024

O presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas, entregou ontem, oficialmente, a candidatura do município a Cidade Europeia do Desporto em 2024 ao presidente da Associação das Capitais e Cidades Europeias do Desporto, Gian Francesco Lupattelli, uma candidatura que segundo Fernando Ruas, se apresenta como um enorme desafio e responsabilidade, mas que vem reforçar o posicionamento da cidade de Viseu enquanto “Melhor Cidade para Viver”.

“Gostaria de enfatizar este momento, pois para nós é um marco importante. Somos uma comunidade que tem feito tudo o que é possível ao nível de infraestruturas desportivas e temos, também, consciência do mérito dessas mesmas infraestruturas. Temos cada vez mais praticantes de desporto, nas mais diversas modalidades, na cidade e no concelho”, declara o Presidente da Câmara.

A valorização do trabalho em rede e o envolvimento de toda a comunidade, assente numa abordagem intersetorial e multifatorial, serão pilares estruturantes nesta candidatura, reforçando e potenciando a ligação com e entre as instituições locais, referiu o autarca de Viseu, Fernando Ruas.

O vereador do Desporto da Câmara de Viseu disse que o processo de candidatura para ser Cidade Europeia do Desporto em 2024 “cumpre todos os requisitos” e que, se for, terá atividades diárias, amadoras ou de alta competição.

“Nós fizemos a candidatura para, em 2024, ser Viseu Cidade Europeia do Desporto e essa candidatura está a ser analisada, mas cumpre todos os requisitos até ao momento e, portanto, não teremos grandes dúvidas que após a análise que será feita, que iremos ser”, assumiu Pedro Ribeiro.

A nível europeu são cerca de 60 cidades candidatas e, em Portugal, “é uma só e a pretensão é que seja Viseu, para também coincidir com o fim da volta a Portugal em bicicleta em 2024” e para isso, “só falta verificar se o dossiê está de acordo com o pretendido” pelo executivo autárquico.

“E nós queremos mais atletas, mais atletas femininos, mais novos e também mais seniores. Uma das linhas a cumprir é ter todos os dias, ao longo desse ano, alguma atividade desportiva a acontecer”, admitiu Pedro Ribeiro.

Isto porque o “ritmo é sempre no sentido de melhorar, ao nível dos equipamentos, da descentralização ou da inclusão e, Viseu a ser Cidade Europeia do Desporto, quer dizer que haverá atividades amadoras e grandes eventos profissionais” no concelho.

“Teremos grandes eventos e temos o compromisso de melhorar algumas infraestruturas também, mas entendemos o Desporto como algo que não é só por competição e que todos os viseenses devem ter atividade física”, sustentou.

Neste sentido, defendeu que o objetivo “é ter todos os dias do ano algo que leve mais viseenses a serem mais ativos e mais saudáveis também”, além da componente dos “grandes eventos e competições desportivas”.

 

Pode ver também

Rui Ferreira é o novo treinador do Académico de Viseu

Depois da saída de Jorge Simão para o Boavista em abril, Rui Ferreira, é agora …

Comente este artigo