No próximo dia 16 de março comemora-se o 102º aniversário do Museu Nacional Grão Vasco.
Neste mesmo dia, em 1916 publicava-se, em Diário do Governo, a fundação do Museu Grão Vasco (Decreto nº 2.284-C, de 16 de Março de 1916) no qual se instituía a criação de um novo organismo com a designação de Museu de Grão Vasco, especificando que o seu acervo incluiria “os valiosos quadros existentes na Sé de Viseu (…) o tesouro do cabido da Sé, além doutros objetos de valor artístico ou histórico que possam ser cedidos e se torne conveniente incorporar no mesmo Museu”. O capitão Francisco de Almeida Moreira foi então a figura tutelar do processo da sua criação desde o primeiro momento, e nomeado seu diretor logo em 1916.
Volvidos 102 anos da sua fundação, pretendemos, em 2018, marcar esta data com a apresentação do website do Museu, na certeza de que, com esta ferramenta, estamos a “abrir” uma janela do Museu para o mundo, potenciando a internacionalização do magnífico acervo do MNGV.
O programa destas comemorações, terá início pelas 18h00, de dia 16, com sessão de abertura, seguida de comunicação Tecnologia digital, e depois da ameaça? que será apresentada pela colaboradora e membro da Direção da Acesso Cultura, Ana Braga, Mestre em Museologia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e Licenciada em Arqueologia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, seguindo-se depois a apresentação do Website do Museu. Nestas comemorações estarão presentes a Senhora Diretora Geral do Património Cultural, Arqª Paula Silva e o Exmo. Senhor Ministro da Cultura, Dr. Luís Filipe Castro Mendes, que encerrará este aniversário.
Comente este artigo