Home / Notícias / Vila Nova de Paiva é um dos 20 Municípios que alargaram isenção de IMI
Foto Arquivo

Vila Nova de Paiva é um dos 20 Municípios que alargaram isenção de IMI

Dos 308 municípios de Portugal, somente 20 aderiram à medida, incluída no pacote “Mais Habitação”, por proposta do PAN, que permite alargar a isenção temporária do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) de três para cinco anos a quem comprou a primeira casa para habitação própria e permanente ou fez obras de reabilitação, segundo dados enviados pelo Ministério das Finanças ao ECO. Isto significa que apenas 6,5% das autarquias decidiram libertar os seus munícipes desta tributação por mais dois anos extra, neste que é o primeiro ano de vigência do benefício.

A região centro tem o maior número de autarquias que alargaram o benefício fiscal. com oito concelhos, Estareja, Vila Nova de Foz Coa, Vila Nova de Paiva, Alvaiázere, Leiria, Pombal, Rio Maior e Santarém.

No norte e o sul, são quatro, Paços de Ferreira, Santo Tirso, no distrito do Porto, Vila Verde, no de Braga, e Valpaços, no de Vila Real. No distrito de Faro, Castro Marim, Lagoa, Portimão e Silves.

Paulo Marques, Presidente do Município de Vila Nova de Paiva, em declarações à Alive FM, diz que esta isenção representa uma aposta a pensar nos residentes e para quem vem de fora e que se queira fixar no concelho. O Autarca falou também da ARU (ÁREAS DE REABILITAÇÃO URBANA), que visa a reabilitação urbana, em execução na sede do concelho e que está em discussão pública nas freguesias.

 

Pode ver também

Padre Justino Lopes apresenta obra sobre São Francisco em Vila Nova de Paiva

No próximo domingo, em Vila Nova de Paiva, é apresentado o livro “São Francisco e …

Comente este artigo