Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Verdes exigem reposição da Praia Fluvial de Sejães

Verdes exigem reposição da Praia Fluvial de Sejães

Os Verdes vêm reclamar a reposição da Praia Fluvial de Sejães, em Oliveira de Frades, destruída pelo Aproveitamento Hidroeléctrico de Ribeiradio-Ermida.

A Declaração de Impacte Ambiental (DIA), emitida em 2009, foi favorável ao projeto, mas obrigava à aplicação de medidas minimizadoras e alternativas às praias fluviais afetadas, como a sua relocalização.

Miguel Martins, membro do partido, afirma que esse acordo cai agora por terra. A praia existente em Sejães, entretanto submersa, será substituída por dois tanques de águas públicas. Decisão que não agrada os Verdes porque em nada se pode comparar uma praia a uma piscina.

Face à anunciada substituição da praia por uma piscina em Sejães, o partido pediu, em agosto de 2016, explicações ao Governo e a resposta do Ministério do Ambiente surpreendeu-os. Embora o Estudo de Impacte Ambiental refira a existência da praia fluvial de Sejães, o ministério afirma que afinal nunca existiu, apenas uma zona de fruição ribeirinha. Designação que nem sequer consta na Declaração de Impacte Ambiental.

Miguel Martins lembra que à Praia Fluvial de Sejães acorriam milhares de pessoas todos os anos provenientes do concelho e de municípios vizinhos, mas também visitantes de várias zonas do país para desfrutar do local.

Os Verdes lamentam que a substituição da praia por piscinas em nada venha contribuir para reforçar a identidade da povoação e receiam que possa deixar de ser um elemento de atratividade para dinamizar a própria atividade turística e de lazer, com impacto na economia local.

O partido salienta que as constantes alterações e deturpações que têm sucedido com este projeto de Aproveitamento Hidroelétrico de Ribeiradio-Ermida, e leviandade com que foram apresentados os próprios estudos prévios e o processo – classificado como projeto de Potencial Interesse Nacional (PIN) – descredibilizam a própria Avaliação de Impacte Ambiental.

Peça de Maria Sousa/AliveFM

Notícia relacionada:

Albufeira de Ribeiradio prejudica dia-a-dia das populações ao redor

 

Pode ver também

Câmara de Sernancelhe organiza “Festa da Castanha” em formato digital

Festa da Castanha de Sernancelhe este ano será em formato digital mas vai manter o …

Comente este artigo