A freguesia de Penaverde, no concelho de Aguiar da Beira, acolheu este fim-de-semana a 6ª edição da “Festa do Pastor e do Queijo”.
No certame, a autarquia reconheceu e deu a conhecer um dos produtos endógenos do setor primário do concelho, integrado na região demarcada da Serra da Estrela.
A produção ainda artesanal, é uma das principais atividades do concelho de Aguiar da Beira e que contribui de uma forma significativa para a economia local.
O autarca Joaquim Bonifácio, pediu mais apoios do Governo para o setor da agricultura.
Joaquim Bonifácio presidente da câmara de Aguiar da Beira, realçou a importância da união dos concelhos classificados de territórios de baixa densidade, na divulgação e promoção dos produtos endógenos.
Fernando Martins, Diretor Regional da Agricultura e Pescas do Centro, prometeu mais apoios para os agricultores, só no concelho de Aguiar da Beira há cerca de mil animais num universo de 6 mil que ainda não receberam ajudas do Governo.
Em Aguiar da Beira as pequenas exploração são predominantes, 350 produtores em 2018 já beneficiaram do regime simplificado de ajudas, em 2019, o Governo pretende que esta diretiva do Governo, chegue a todos os agricultores do concelho.
A partir desta semana o Governo vai disponibilizar a certificação de agricultores familiares, para facilitar o acesso ao regime de ajudas.
Em Aguiar da Beira, o Governo anunciou várias medidas de ajudas para os produtores com pequenas explorações e com o regime simplificado de ajudas e certificação de agricultores familiares.
Comente este artigo