O presidente da Federação Nacional do Voluntariado em Saúde, Carlos Pinto Ribeiro, lamentou hoje que o Governo não tenha incluído os voluntários num grupo prioritário de vacinação da covid-19, apesar do trabalho que têm feito.
Durante uma visita ao Centro de Vacinação de Viseu, Carlos Pinto Ribeiro disse aos jornalistas que lamenta que o Governo não tenha dado aos voluntários a oportunidade de serem integrados num grupo prioritário na vacinação.
Carlos Pinto Ribeiro lembrou que os voluntários em saúde e os seus dirigentes têm contribuído para o sucesso do processo de vacinação da covid-19. Frisa ainda a importância do voluntariado em saúde e do reconhecimento como parceiro na linha da frente, dando oportunidade ao setor de expor as suas questões e problemas.
A federação já fez vários pedidos, mas o Governo não marcou nenhuma reunião para falar do processo de vacinação.
Para além da receção aos doentes, os voluntários também fazem a gestão de conflitos, que se torna mais fácil devido à confiança e carinho que os doentes nutrem pelos mesmos, refere Carlos Pinto Ribeiro.
A Federação Nacional do Voluntariado em Saúde pede reconhecimento por parte da tutela, para melhorar os serviços prestados aos doentes. Esta federação representa cinquenta e quatro Ligas e Associações de Voluntários em todo o país.
Comente este artigo