Home / Notícias / V. N. Paiva: Reedição de “Volfrâmio” e Inauguração do Memorial Aquilino Ribeiro

V. N. Paiva: Reedição de “Volfrâmio” e Inauguração do Memorial Aquilino Ribeiro

Na tarde deste sábado, 17 de junho, no âmbito da comemoração dos 60 Anos da Morte de Aquilino Ribeiro e do programa nacional de eventos que pretende homenagear o escritor e promover os territórios que são parte essencial da sua geografia de vida, Vila Nova de Paiva promoveu a reedição da obra “Volfrâmio”.

O programa teve inicio no Salão Nobre dos Paços do Município, onde Augusto Santos Silva, Presidente da Assembleia da República assinou o Livro de Honra, seguidamente, a inauguração do Memorial Aquilino Ribeiro (da autoria do artista plástico Ricardo Crista), na Igreja de Nª. Srª da Corredoura, em Alhais, local onde foi registado o assento de baptismo do escritor. Por fim, no Parque Botânico Arbutus do Demo, a apresentação da reedição da respetiva obra.

Marcaram ainda presença no evento, Paulo Marques, Presidente do Município de Vila Nova de Paiva, José Manuel Lello, da Livraria Lello, Aquilino Machado, neto do escritor, Eduardo Boavida, da Bertrand Editora, Paulo Neto, diretor da revista “Aquilino”, entre outras individualidades convidadas e munícipes.

Paulo Neto, diretor da revista “Aquilino” na sessão de apresentação, fez uma breve passagem histórica pela respetiva obra.

Paulo Neto

Eduardo Boavida, da Bertrand, referiu a importância da comemoração dos 60 anos da morte de Aquilino Ribeiro, “a melhor forma de honrar um escritor desaparecido, passa pela leitura da sua obra…”.

Eduardo Boavida

Paulo Marques, Presidente do Município de Vila Nova de Paiva, disse que este é um momento muito marcante para o concelho, “reeditar Aquilino é reviver…”.

Paulo Marques

Augusto Santos Silva, Presidente da Assembleia da República e responsável pelo prefácio, falou do escritor e do mundo rural que era descrito em muitas das suas obras.

Augusto Santos Silva

Aquilino Machado, neto do escritor, falou da continuada homenagem que é feita à sua família e seu avó, motivo pela qual, da sua parte “tem uma fidelidade nunca traída…”.

Aquilino Machado

Fotogaleria:

(Fotos: Município de Vila Nova de Paiva)

 

Pode ver também

Homem de 74 anos morre em acidente com trator

Na manhã desta sexta-feira, 19 de abril, o acidente com um trator provocou a morte …

Comente este artigo