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V. N. Paiva: Agrupamento de Escolas envolvido em novo projeto Erasmus+

O Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Paiva está novamente envolvido num projeto Erasmus+, desta vez com parceiros da Finlândia (Tampere), Dinamarca (Odense) e da Polónia (Zamosc), sendo estes últimos a “entidade coordenadora de consórcio”.

O I Meeting Transnacional de preparação aconteceu, sem alunos, de 11 a 14 de dezembro, na lindíssima cidade de Zamosc, sudeste da Polónia, a escassos 50 km da fronteira com a Ucrânia. O Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Paiva fez-se representar pelo diretor, João Adelino Santos, e pelo coordenador local do projeto, António Carlos Carvalho.

Este projeto, a decorrer até agosto de 2025, dá pelo nome de “SAFE – Education for Future and Safety – cross-curricular educational tools for primary schools” e irá trabalhar temas relacionados com o Bem-estar e a Saúde Mental e com as ameaças decorrentes das Alterações Climáticas e das Crises Energéticas. Terá como produtos finais um Guia Metodológico, 40 Planos de Aula (traduzidos nas 5 línguas utilizadas) e uma Plataforma on-line onde ficarão alojados e disponíveis todos os documentos.

O projeto prevê também a mobilidade de alunos e professores a cada um dos quatro países envolvidos, num total de 60 alunos e 20 professores. A primeira mobilidade irá decorrer de 19 a 24 de fevereiro próximo na Polónia, seguida da mobilidade à Finlândia, a realizar na última semana de maio de 2024. As mobilidades em Vila Nova de Paiva e na Dinamarca acontecerão já no próximo ano letivo, em novembro e abril, respetivamente. Estes momentos são especiais uma vez que propiciam e encerram tudo aquilo que mais importante têm estes projetos: plenos contactos com outros parceiros/pares, realidades e culturas.

Permitindo este acesso regular a outras realidades e formas de “Ser” e “Estar”, este projeto Erasmus+ SAFE responde à aspiração do Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Paiva, plasmada no seu “Plano de Internacionalização Erasmus+”, de desenvolver e consolidar entre a sua comunidade educativa uma perspetiva de assunção da diversidade europeísta, baseada nos valores de tolerância, respeito, união e cooperação.

 

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