Ao completar um ano de implementação, o projeto “Ligue Antes Salve Vidas” (LASV) trouxe resultados positivos para a Unidade Local de Saúde de Viseu Dão-Lafões (ULSVDL).
Em vigor desde o dia 24 de outubro de 2024 – data que assinala também o retomar do horário de atendimento integral da Urgência Pediátrica-, o LASV contribuiu para a diminuição de episódios menos urgentes, quer na Urgência Geral (Hospital de São Teotónio), quer na Urgência Pediátrica (Hospital de São Teotónio) e Básica (SUB de São Pedro do Sul e SUB de Tondela).
Esta diminuição refletiu-se no total de episódios de urgência triados com as cores verde e azul na Urgência Geral e Pediátrica (-1,8 pontos percentuais). Na Urgência Básica verificou-se também uma redução de 2,7 pontos percentuais nestes episódios considerados menos urgentes.
Relativamente à proveniência dos utentes, observou-se uma inversão da tendência antes da implementação do LASV, com a percentagem de utentes com referenciação SNS24 a ultrapassar os 30%, face aos 7,9% registados anteriormente, na Urgência Geral e Pediátrica. Na Urgência Básica o aumento foi de 6,5%, de utentes referenciados pela linha, para 26,8%.
Importa também sublinhar que, no âmbito deste projeto, foram disponibilizadas cerca de 70 mil consultas nos cuidados de saúde primários (CSP) para atendimento aos utentes com doença aguda de menor gravidade, como alternativa assistencial. Das vagas disponibilizadas foram agendadas mais de 40 mil (40.745).
A evolução positiva nos dados demonstra que o projeto “Ligue Antes Salve Vidas” tem contribuído para otimizar a orientação dos utentes com doença aguda de menor gravidade, garantindo o seu encaminhamento para o serviço mais adequado, em tempo útil, e com a melhor qualidade de cuidados.
O LASV, lançado em maio de 2023 pela Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS), promove o uso prioritário da Linha SNS 24 (808 24 24 24) como ponto de entrada no SNS para situações não emergentes.
Com esta medida, pretende-se dar a resposta mais adequada e rápida a cada utente, potenciando o funcionamento em rede das unidades do SNS e, em simultâneo, aliviar o serviço de urgência para as situações que requerem cuidados mais diferenciados.
Os resultados do primeiro ano de funcionamento na ULSVDL permitem confirmar que os objetivos do projeto se encontram a ser atingidos.
Alive FM 89.9 FM – Viseu Portal da Rádio Alive FM
Comente este artigo