Home / Notícias / Tradições do São João em destaque no próximo percurso pedestre de Vouzela
Fotografia de arquivo CM Vouzela

Tradições do São João em destaque no próximo percurso pedestre de Vouzela

No âmbito do calendário de percursos pedestres “Sentir Vouzela”, a Câmara Municipal vai promover, no próximo sábado, dia 24 de junho, mais um percurso pedestre, desta vez, na freguesia de Ventosa e com o tema “Amanhecer de São João – Aguar as Ovelhas”.

Segundo se conta por estas terras, o aguar as ovelhas consistia em molhar os animais no rio ou fonte ao nascer do dia e antes de irem para os pastos como forma de os proteger. É esta tradição que vai ser recriada com um pastor da aldeia de Adsamo, no próximo sábado, a partir das 5h30.

A atividade será acompanhada por Catarina Tente, investigadora da Universidade Nova de Lisboa e responsável pelo projeto MONS, que estuda e divulga a história da montanha no nosso concelho, incluindo a origem das aldeias, baldios e caminhos, das práticas agrícolas e do pastoreio, e as festas populares.

Com um percurso de aproximadamente 4km e dificuldade média, os interessados em participar têm até ao dia 23 de junho para se inscrever junto do Posto de Turismo de Vouzela, pelo 232 740 070 (chamada para rede fixa nacional) ou pelo mail gab.turismo@cm-vouzela.pt

Programa
5h30 – Ponto de encontro aldeia de Adsamo
6h00 m – Aguar as Ovelhas – Nascente do rio Zela – Adsamo
7h00 m – Piqueta
8h00 m – Nos trilhos dos pastores

 

Pode ver também

“PALÁCIO DO GELO FASHION SHOW 2024”

Viseu, 22 de abril de 2024 – O Palácio do Gelo Shopping, em Viseu, celebrou …

Comente este artigo