Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Tondela vai distribuir compostores domésticos nas escolas e IPS

Tondela vai distribuir compostores domésticos nas escolas e IPS

No âmbito da implementação do Projeto “Biobairros – da Terra à Terra”, a Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão (AMRPB) entregou ao Município de Tondela cerca de 50 compostores domésticos de 310 litros, quatro compostores de 660 litros e 40 baldes para separação dos resíduos orgânicos.

Os compostores serão distribuídos, nesta primeira fase, pelas escolas e IPSS do concelho.

Durante a cerimónia simbólica, Carla Antunes Borges destacou a importância deste “projeto piloto inovador, ao qual o município de Tondela está muito sensível e empenhado em dar continuidade” e que “será alargado às várias freguesias do nosso território”. “Seremos os primeiros na linha da frente a implementar este sistema de compostagem no nosso território e a principal atuação vai ser no domínio da mudança de mentalidades.

Queremos chegar às escolas e às IPSS, que têm um papel ativo na comunidade, promovendo junto dos utentes a importância da compostagem dos resíduos orgânicos. Também vamos envolver as nossas crianças, que são um veículo importante para esta mudança”, sublinhou a presidente da Câmara Municipal de Tondela.

José Portela destacou, durante a apresentação do projeto, que o Município de Tondela produz cerca de 10 mil toneladas de resíduos sólidos urbanos, mas já encaminha cerca de 9% para a reciclagem através dos ecopontos, fazendo de Tondela “um município líder em matéria de gestão de resíduos”.

O projeto “Biobairros – da Terra à Terra” surge da apresentação da candidatura ao Fundo Ambiental, aprovada a 15 de setembro de 2021, e tem como objetivo promover o aproveitamento de biorresíduos pelo próprio produtor (compostagem doméstica) permitindo a reciclagem na origem dos biorresíduos gerados, que de outra forma teriam como destino o aterro sanitário, reduzindo assim, os custos associados à sua recolha, transporte e tratamento e consequentemente diminuindo as emissões dos gases com efeito de estufa.

 

Pode ver também

Trabalhadores da SUCH do Hospiatal de Viseu começaram hoje uma greve de quatro dias

Os trabalhadores da SUCH (Serviço de Recolha e Tratamento de Resíduos Hospitalares), do Hospital de …

Comente este artigo