Home / Notícias / Tondela: Capela do Solar de São José em Parada de Gonta reabilitada
Capela do Solar de São José

Tondela: Capela do Solar de São José em Parada de Gonta reabilitada

As obras de reabilitação da Capela do Solar de São José, em Parada de Gonta, arrancaram no passado dia 14 de junho. A empreitada, da responsabilidade da Junta de Freguesia local, foi financiada em 75 mil, pela Câmara Municipal de Tondela.

O edifício de inícios do século XVIII apresentava-se muito degradado pelo que a intervenção agora em curso vai permitir salvaguardar este importante imóvel.

As obras incluem a requalificação e restauro do telhado, paredes exteriores, altar e do chão. As paredes interiores também serão intervencionadas, acredi-tando-se que a sua traça original estará escondida por outras pinturas que foram realizadas, ao longo dos anos, no templo religioso.

A empreitada deverá decorrer até ao final do verão.

A capela de São José está integrada num solar, com janelas Manuelinas, que pertenceu à família de Tomaz Ribeiro, poeta, escritor e político, que entre outros cargos foi presidente da Câmara de Tondela, deputado, governador civil e ministro da Marinha e das Obras Públicas.

Na capela estão sepultados os pais de Tomaz Ribeiro.

Com o apoio da Câmara Municipal de Tondela encontram-se igualmente a rea-lizar-se as obras de criação do Museu Etnográfico do Rancho Folclórico de Parada de Gonta.

O projeto, que recebeu uma ajuda financeira da autarquia de mais de 12 mil euros, deverá estar concluído em agosto, a tempo do festival organizado pelo grupo folclórico.

O novo espaço museológico vai mostrar aos visitantes inúmeras peças do anti-gamente. O museu vai funcionar no rés do chão da antiga Escola Primária de Parada de Gonta, atual sede do rancho.

 

Pode ver também

O município de Sátão iniciou recolha porta a porta de materiais para reciclagem

O município de Sátão iniciou a recolha porta a porta de materiais para reciclagem junto …

Comente este artigo