Home / Notícias / Tondela: Capela da Nossa Senhora da Saúde em Carvalhal da Mulher vai ser reabilitada
Capela da Nossa Senhora da Saúde em Carvalhal da Mulher

Tondela: Capela da Nossa Senhora da Saúde em Carvalhal da Mulher vai ser reabilitada

A Capela da Nossa Senhora da Saúde, em Carvalhal da Mulher, União de Freguesias de Caparrosa e Silvares, vai ser requalificada. O projeto, orçado em cerca de 100 mil euros, vai ser financiado em 50% pelo Governo no âmbito do Programa Equipamentos. A restante fatura será suportada pela Câmara Muni-cipal de Tondela e pela Comissão Fabriqueira de Silvares.

O contrato de apoio financeiro para a realização da empreitada foi assinado numa sessão presidida pelo secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Carlos Miguel, e onde estiveram também a presi-dente da Câmara de Tondela, Carla Antunes Borges, e a vereadora da Ação Social na autarquia, Vera Machado.

O protocolo de financiamento foi assinado entre a Direção-Geral das Autar-quias Locais, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro e a Fábrica da Igreja Paroquial de Silvares.

O projeto prevê a requalificação do adro da capela, o arranjo dos muros, uma intervenção da torre do templo religioso, que voltará à traça original, ficando novamente com um campanário. No edifício contíguo à capela serão criadas casas de banho e uma zona de arrumos.

A presidente da Câmara, Carla Antunes Borges, salientou que este projeto “há muito que tinha sido preparado” pela aldeia de Carvalhal da Mulher.

“Fico muito contente por fazer parte desta sessão e do cumprimento deste desígnio. Da parte do município poderão contar com a nossa ajuda para levar-mos a cabo esta obra”, declarou.

A autarca deixou ainda um “penhorado” agradecimento ao secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território que em pouco mais de um mês deslocou-se por duas vezes ao concelho de Tondela para assistir à celebração de contratos de financiamento ao abrigo do Programa Equipamentos.

A primeira obra financiada foi a da instalação da creche da Associação de Solidariedade Social Recreio do Caramulo na sede da instituição social. O segundo projeto apoiado é o da reabilitação da Capela da Nossa Senhora da Saúde.

“Num momento em que vemos tantas dificuldades à nossa volta, tantas dificul-dades financeiras, a crise económica e o que é certo é que o senhor soube ouvir as necessidades das pessoas e do povo de Tondela e soube ouvir não uma, mas duas vezes. E eu estou em crer que não se ficará por aqui”, disse.

O secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Carlos Miguel, agradeceu os elogios e em relação à obra apoiada sublinhou que a capela é “um equipamento religioso que serve e junta as pessoas na eucaristia, mas também nas horas de alegria e tristeza”.

“E sendo esta a casa que tem as portas abertas para acolher as pessoas, o Governo não faz mais do que a sua obrigação em apoiar na preservação deste património porque ao preservar este património está a preservar a memória coletiva desta gente e está a preservar uma casa que é de todos”, vincou.

O presidente da União de Freguesias de Caparrosa e Silvares, Mário Simões, também recordou que as obras na capela são um anseio antigo da comunida-de, acrescentando que depois da intervenção o templo religioso “com certeza vai atrair ainda mais turistas” ao local e à Serra do Caramulo.

“Este pequenino apoio que o Governo está a dar a esta comunidade e a este território é fundamental”, defendeu.

Também o padre Sérgio Pinho, presidente da Comissão Fabriqueira, deixou ao seu “bem-haja” ao governante, acrescentando que a empreitada prevista vai tornar a zona envolvente à capela da Nossa Senhora da Saúde “um local mais aprazível”.

“Um bem-haja por tornarem esta paisagem mais bela e se calhar mais chama-tiva para que mais pessoas possam viver aqui”, referiu.

“Agora vamos iniciar a obra para tornar este local mais belo e, sobretudo, mais aprazível e onde todos se sintam melhor e comtemplem o Caramulo e todo o vale de Besteiros”, concluiu.

 

Pode ver também

Em Penalva do Castelo bebé faleceu em creche da Santa Casa da Misericórdia 

Esta segunda-feira, 15 de abril, uma menina de três meses faleceu em Penalva do Castelo, …

Comente este artigo