Home / Notícias / Tondela: Aldeia de Jueus em festa durante dois dias, recria tradições do antigamente

Tondela: Aldeia de Jueus em festa durante dois dias, recria tradições do antigamente

Na sequência da sua integração na Rede de Aldeias de Portugal, Jueus vai estar em festa no fim de semana de 15 e 16 de julho. A iniciativa é organizada por um grupo de cidadãos, com a colaboração da Câmara Municipal de Tondela e da Junta de Freguesia do Guardão

A festa, que vai durar dois dias, inclui vários momentos de animação e até a recriação de tradições do antigamente.

O programa arranca no sábado, pelas 16h00, com uma demonstração da ceifa do feno à moda antiga, seguindo-se uma hora depois uma merenda no Campo com gastronomia local e figurantes vestidos com trajes típicos. O Rancho de Castelões atuará pelas 18h00. Para as 20h00 está agendado um jantar no restaurante Casa Lagar do Miradoyro (Hotel Rural dos Jueus).

Já no domingo, pelas 09h00, tem início da Rota dos Caleiros, uma caminhada com mais de oito quilómetros, com partida e chegada no Caramulinho e com animação com grupo de concertinas. Às 10h30 acontecerá uma paragem para reforço na sede do CEIS Caramulo – Jueus, a antiga escola primária da aldeia. O percurso pedestre encerra, às 12h30, com um almoço, com inscrições obrigatórias, no restaurante Casa Lagar do Miradoyro. À tarde, pelas 16h00, há “Banda na Praça” dos Castanheiros, no Caramulo, com a Filarmónica de Tondela.

Jueus é a única localidade do concelho de Tondela a integrar a Rede de Aldeias de Portugal, em resultado de uma candidatura apresentada pela ADICES. A rede é uma marca da Associação do Turismo de Aldeia (ATA) criada para promover o desenvolvimento e a valorização de pequenas, mas importantes povoações.

Localizada no alto da Serra do Caramulo, no sopé do Caramulinho, o ponto mais alto da montanha, Jueus é uma aldeia tipicamente serrana e uma das mais originais e tradicionais do concelho de Tondela. As ruas da povoação são estreitas e em pedra e as casas em granito.

Os habitantes ainda se dedicam à agricultura e à pastorícia. Muitos usam a famosa “Capucha”, um traje tradicional confecionado em burel, que dizem os
antigos protege do frio, do calor e da chuva.

 

Pode ver também

II Passeio TT “Terras do Demo” saiu para a estrada com 85 jipes

Foram 30 quilómetros cheios de adrenalina pura. O II Passeio TT “Terras do Demo” realizou-se …

Comente este artigo