Home / Notícias / Teatro de Lamego retoma programação com homenagem ao poeta Fausto Guedes Teixeira

Teatro de Lamego retoma programação com homenagem ao poeta Fausto Guedes Teixeira

O poeta Fausto Guedes Teixeira, que nasceu há 150 anos, vai ser homenageado esta sexta-feira no Teatro Ribeiro Conceição, em Lamego, com as interpretações da fadista Teresa Tapadas e do tenor Carlos Guilherme.

Para a retoma cultural do Teatro Ribeiro Conceição, o Município de Lamego escolheu uma homenagem àquele que considera o “mais conceituado e reconhecido poeta lamecense e um vulto nacional da lírica da sua época”.

O objetivo é chamar, “definitivamente, o nome deste grande poeta para a agenda cultural do município”, no ano em que se completam 150 anos do seu nascimento, justifica.

A autarquia explica que promoverá, no âmbito da iniciativa “Descobrir Lamego com Fausto Guedes Teixeira”, várias ações que “conduzirão à descoberta do património edificado, paisagístico e cultural local, tendo como fio condutor a poesia” do escritor.

“Através de um programa diferenciador, o município de Lamego pretende, deste modo, despertar o conhecimento do património local e fomentar a sua visitação, envolvendo as pessoas de uma forma direta em experiências culturais”, realça.

O poeta nasceu em 11 de outubro de 1871 e estudou Direito na Universidade de Coimbra, onde conviveu com a geração dos poetas simbolistas da época e onde era conhecido como “uma glória nacional”.

“Republicano, esteve algum tempo no Brasil. Regressado a Portugal, viveu em Lisboa, onde se destacou como jornalista e no desempenho de diversos cargos públicos. No final da sua vida, fixou residência em Lamego, cidade onde faleceu, em 1940”, conta a autarquia.

Fausto Guedes Teixeira foi um “poeta idealista e eclético, com uma produção que apresenta marcas de neorromantismo e de simbolismo” e que escolheu como tema principal o amor.

“Cantou ainda em prol das nações oprimidas e em louvor das circunstâncias políticas que lhe pareciam dignas de homenagem e às quais tributou todo o seu entusiasmo”, acrescenta.

 

Pode ver também

Mangualde atinge o maior número de bolseiros do ensino superior e aumenta verba em 40%

O Município de Mangualde tem este ano letivo 53 bolseiros do ensino superior, o maior …

Comente este artigo