O Município de Tarouca recebeu o galardão Bandeira Verde Eco XXI.
Este ano dos 308 municípios a nível nacional foram a concurso 53. Dos 47 distinguidos, seis ficaram de fora da competição por não atingirem os objetivos mínimos estabelecidos.
José Damião, Vice-Presidente da Câmara de Tarouca, explica que foi a segunda vez que decidiram concorrer e uma vez vencido o objectivo passa agora por manter a distinção nos próximos anos.
Com o foco no desenvolvimento sustentável, a iniciativa exigia vários parâmetros ligados à educação ambiental, ao turismo sustentável, qualidade da água e do ar, gestão de resíduos e saneamento.
José Damião lamenta que a Bandeira Verde Eco XXI ainda não tenha o mesmo reconhecimento que a Bandeira Azul atribuída às praias portuguesas, mas acredita que a pouco e pouco poderá fazer diferença nas escolhas turísticas das pessoas.
A iniciativa da Associação Bandeira Azul da Europa premiava os municípios com o ECOXXI, se obtivessem um índice igual ou superior a 50%. Tarouca, o único concelho do distrito de Viseu a concurso, conseguiu apurar-se entre o Índice EcoXXI igual ou superior a 50% e inferior a 60%.
Peça de Maria Sousa/AliveFm.
Comente este artigo