Home / Notícias / Serviço de transporte IR e VIR chega a Viseu e lança nova ligação ao Aeródromo

Serviço de transporte IR e VIR chega a Viseu e lança nova ligação ao Aeródromo

O serviço de transporte flexível IR e VIR, uma iniciativa da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, vai passar a operar no concelho de Viseu, passando assim a servir todos os 14 municípios do território.

A nova fase do serviço foi apresentada esta manhã (dia 13 de maio), em Viseu, e marca um momento decisivo na evolução de um projeto que está a transformar a mobilidade em Viseu Dão Lafões, através de soluções acessíveis, inovadoras e sustentáveis.

Entre outros, estiveram presentes na cerimónia o Presidenteda CIM Viseu Dão Lafões e da Câmara Municipal de ViseuFernando Ruas, o Secretário Executivo da CIM Viseu Dão LafõesNunoMartinho, o Presidente da Assembleia Municipal de Viseu, José Mota Faria, e o Vice-Presidente da Câmara Municipal de ViseuJoão Paulo Gouveia.

Mais 21 táxis

A partir do dia 26 de maio, 21 táxis passam a operar exclusivamente no concelho de Viseu, assegurando cobertura em 52 localidades que, até agora, não dispunham de qualquer serviço de transporte público regular ou cuja cobertura era apenas parcial. Este reforço eleva para 117 o número total de táxis envolvidos no serviço IR e VIR, que já registou cerca de 37.000 viagens desde o seu lançamento.

Outra grande novidade do IR e VIR é a oferta de uma nova modalidade de transporte: o “Serviço Aeródromo”, que possibilita ligações diretas ao Aeródromo Gonçalves Lobato (Viseu), nos mesmos moldes do “Serviço de Comboio”, o qual, recorde-se, conecta todas as localidades às estações e apeadeiros da linha da Beira Alta presentes no território.  

Além destes, o IR e VIR oferece o “Serviço Municipal” – que liga todas as localidades sem acesso a transporte público (ou que apenas têm esse transporte em alguns horários) aos centros dos municípios – e o “Serviço Intermunicipal”, que oferece ligações entre as sedes de concelho e os municípios abrangidos, quando essa ligação não exista através de carreira pública.

Com todos estes serviços, qualquer residente em localidades da região que tenham um serviço público de transportes com pouca cobertura, pode, de forma cómoda e económica, deslocar-se entre concelhos, ser levado a uma estação ferroviária e, agora, também ao Aeródromo Municipal de Viseu.  

Para Fernando RuasPresidente da CIM Viseu Dão Lafões, e também da Câmara Municipal de Viseu“a chegada do IR e VIR a Viseu era um passo natural e necessário. Esta é uma resposta concreta à necessidade de garantir transportes públicos nas localidades mais periféricas e um exemplo claro de como podemos usar soluções inovadoras e sustentáveis para servir todo o território”.

Nuno MartinhoSecretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, sublinha que “este reforço no concelho de Viseu, com 21 novos táxis e uma ligação estratégica ao Aeródromo Gonçalves Lobato, é mais um passo firme na construção de uma rede regional de mobilidade centrada nas pessoas. Estamos a aproximar comunidades, a ligar pessoas, a combater o isolamento e a fomentar de forma muito evidente a coesão territorial. O IR e VIR é um projeto de que nos orgulhamos profundamente”.

O que é o IR e VIR e como funciona

IR e VIR é um serviço público de transporte flexível e a pedido, que permite deslocações de táxi ao preço de um bilhete de autocarro, em áreas sem cobertura adequada de transporte coletivo.

Funciona em dias úteis, com horários e paragens definidos, sendo ativado pelo próprio utente através de reserva gratuita até às 12h00 do dia útil anterior.

Toda a informação pode ser obtida pelo número gratuito 800 10 20 30, disponível em dias úteis, ou nas plataformas digitais da CIM Viseu Dão Lafões.

O projeto foi recentemente reconhecido pela União Europeia, através do programa INTERREG Europe, como uma boa prática de mobilidade regional, com potencial de replicação em outras regiões europeias.

 

Pode ver também

Henrique Carvalho é o novo Presidente da Casa do Povo de Vila Nova de Paiva

Em Assembleia Geral Extraordinária realizada na noite de sábado, 10 de maio, na Casa do …

Comente este artigo