Home / Notícias / Serra do Caramulo recebe Prémio Cinco Estrelas Regiões
João Carlos Figueiredo vice presidente CM Tondela

Serra do Caramulo recebe Prémio Cinco Estrelas Regiões

A Câmara de Tondela recebeu na passada sexta-feira (26 de maio) o Prémio Cinco Estrelas Regiões que foi atribuído à Serra do Caramulo, na categoria Montanhas.

Esta foi a terceira vez que o Caramulo foi premiado nestes galardões que são atribuídos há seis anos. A serra está, assim, de parabéns por continuar a mar-car presença entre os ícones de interesse nacional.

O vice-presidente da autarquia, João Carlos Figueiredo, recebeu o prémio numa cerimónia que decorreu no concelho de Idanha-a-Nova. A gala realizou-se na aldeia histórica de Idanha a Velha, ao final da tarde.

Para o, também, vereador com o pelouro do turismo no município este galardão “constitui-se como um estímulo para a concretização de uma estratégia concertada de valorização da zona caramulana como um importante ativo e atrativo do território”.

“A Serra do Caramulo é uma verdadeira montanha de emoções, seja pela sua gastronomia, pela paisagem natural e cultural, seja pelos eventos motorizados que atraem cada vez mais turistas. O Caramulo enquanto serra e território habitado é cada vez mais um ativo estratégico de afirmação de todo o municí-pio, também pela simpatia e bondade das suas boas gentes que fazem daque-la montanha um lugar único no nosso país”, afirma.

Nesta edição dos Prémios Cinco Estrelas Regiões foram distinguidos 100 íco-nes regionais e 116 marcas locais de todo o país. No distrito de Viseu foram dez os premiados, entre eles a Serra do Caramulo.

Os palmarés avaliam e reconhecem o que de melhor se faz de norte a sul de Portugal. Os galardões premeiam ícones regionais como praias, aldeias e vilas, monumentos ou cozinha tradicional, além disso, avaliam as marcas regionais que se distinguem pela sua qualidade.

Ao contrário do que tem acontecido nos últimos anos, em que a gastronomia tem sido rainha, as paisagens portuguesas estiveram em grande destaque em 2023 com cerca de 40 vencedores.

Na escolha dos premiados estiveram envolvidos 436 mil consumidores, que avaliaram mais de 900 marcas, através da metodologia dos Prémios Cinco Estrelas. Destas, apenas 116 conseguiram provar a sua excelência, arreca-dando o palmarés.

 

Pode ver também

Rui Ferreira é o novo treinador do Académico de Viseu

Depois da saída de Jorge Simão para o Boavista em abril, Rui Ferreira, é agora …

Comente este artigo