Home / Notícias / Sernancelhe: Pe. José de Amorim Alves homenageado no Santuário da Lapa
Foto: Município de Sernancelhe

Sernancelhe: Pe. José de Amorim Alves homenageado no Santuário da Lapa

No dia em que completou 30 anos ao serviço do Santuário de Nossa Senhora da Lapa, no Concelho de Sernancelhe, o Padre José Alves de Amorim foi homenageado na Casa das Novenas. O antigo Reitor daquele importante local de culto foi distinguido com mensagens de reconhecimento pelo seu trabalho eclesiástico, pelo contributo para a afirmação da Lapa e participou na cerimónia em que viu o seu nome atribuído ao Museu Monográfico do Ex-voto, um espaço que atesta a dimensão mundial de um santuário com mais de cinco séculos de existência.

A cerimónia, que foi idealizada pelo atual Reitor Padre Carlos Caria e reuniu mais de uma centena de pessoas na Casa das Novenas, contou com intervenções de Abel Estefânio, em representação da Mesa de Honra de Nossa Senhora da Lapa, Luís Carlos Santos, Presidente da Junta de Freguesia de Quintela, Carlos Manuel Ramos dos Santos, Presidente da Câmara Municipal de Sernancelhe, e Joaquim Dias Rebelo, Vigário-geral da Diocese de Lamego.

E foi o Presidente da Câmara Municipal que protagonizou o momento mais emocionante para o homenageado, quando ofereceu uma escultura da autoria do sernancelhense Germano Frias, simbolizando um Cristo.

Terminada a cerimónia, decorreu, em frente ao Museu Monográfico do Ex-voto, a cerimónia de descerramento de uma placa em que está gravado o nome de Padre José Alves de Amorim, em sinal de reconhecimento por ter sido ele a idealizar e a construir aquele espaço museológico dedicado ao culto de Nossa Senhora da Lapa.
Logo depois decorreu a Peregrinação dos Sinais de Nossa Senhora da Lapa no Mundo, a última do ano, que seguiu em procissão desde a Igreja até ao local da missa campal. Centenas de pessoas acompanharam este momento, demonstrando que a Lapa continua a ser uma referência religiosa no País.

(Fonte: Município de Sernancelhe)

 

Pode ver também

Moimenta da Beira: GNR deteve homem por posse de armas e munições proibidas

Um homem de 68 anos, foi detido esta sexta-feira (29 de novembro) pela GNR (Guarda Nacional …

Comente este artigo