Na tarde do passado domingo, 24 de setembro, em Lamosa (Sernancelhe), foram inauguradas as obras de requalificação da sede da Junta de Freguesia e o Espaço de Eventos. Francisco Lopes, Presidente do Município de Lamego, foi convidado para presidir à cerimónia, momento aproveitado para um reconhecimento e homenagem a Diamantino Moita, antigo presidente da Junta de Freguesia, recentemente falecido, e que simbolizava a união e o empreendedorismo de uma aldeia que é referência no social, na cultura e no seu património paisagístico, pois é um sítio distinguido como Rede Natura 2000.
A cerimónia começou no exterior do edifício da Sede da Freguesia com a chegada da Banda Musical 81 de Ferreirim e a bênção pelo Pároco da freguesia, Carlos Caria.
Ao som do Hino Nacional foram hasteadas as bandeiras de Portugal, do Concelho, da freguesia e da Europa. Seguiu-se o descerramento da placa que assinala a Inauguração do novo espaço de Lamosa e a leitura de várias quadras pelo sr. Aquilino e a sra. Aurora, dois habitantes da freguesia.
Já no interior do edifício decorreram os discursos de Francisco Santos, Presidente da Junta de Freguesia de Lamosa, de Carlos Santos, Vice-presidente da Câmara Municipal de Sernancelhe, de Carlos Silva, Presidente da Câmara de Sernancelhe e de Francisco Lopes, Presidente do Município de Lamego.
A cerimónia foi de enaltecimento ao povo de Lamosa, aos que lá residem mas também aos que estão fora, em especial à comunidade de Lamosa em Lisboa e aos emigrantes espalhados pelo Mundo.
O reconhecimento chegou também a todos quantos, com muito trabalho, contributo e dedicação conseguiram, ao longo de décadas, construir a Igreja da freguesia, o Lar de idosos, e a sede da junta da freguesia e salão de eventos, que hoje se inaugura.
Esta beneficiação foi promovida pela Junta de Freguesia de Lamosa, e ultrapassou 100 mil euros, contado com apoio financeiro e técnico da Camara Municipal de Sernancelhe.
Os trabalhos de requalificação permitiram dotar este edifício de nova cobertura, modernização do interior e exterior, e criação de novas acessibilidades dando melhor qualidade de vida à comunidade de Lamosa. Ganha igualmente melhores condições para os convívios, festas, reuniões, formações, utilização pelos mordomos, e vários eventos da freguesia.
A cerimónia terminou com um convívio aberto a toda a população no largo frontal à sede da Junta de Freguesia de Lamosa.
(Fonte: Município de Sernancelhe)
Comente este artigo