Home / Notícias / Sernancelhe: Comissária Europeia Elisa Ferreira inaugura Espaço Empresarial Terra da Castanha

Sernancelhe: Comissária Europeia Elisa Ferreira inaugura Espaço Empresarial Terra da Castanha

A Comissária Europeia Elisa Ferreira inaugura, esta sexta-feir, dia 4 de agosto, o Espaço Empresarial de Sernancelhe, situado na Vila de Sernancelhe, e que conta já com uma dezena de empresas que operam em áreas como a engenharia metalomecânica, a rotulagem de alta precisão, a saúde, a construção civil, a charcutaria, a eletricidade e eletrónica, eletrodomésticos e aquecimento central.

A Comissária Europeia será recebida nos Paços do Concelho com Guarda de Honra dos Bombeiros Voluntários e interpretação dos hinos da Europa e de Portugal pela Banda Musical 81 de Ferreirim. Logo depois deslocar-se-á para o Espaço Empresarial onde procederá à inauguração oficial na presença de empresários, autarcas e de diversas entidades locais e regionais.

O investimento total para criar as infraestruturas no Parque Empresarial foi de 2.916.634,64 Euros, tendo sido comparticipado em 66,76% (1.947.171,09 Euros) pelo FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, Programa Operacional Norte, Aviso Acolhimento Empresarial.

O esforço Municipal foi de aproximadamente um milhão de euros, repartido por quatro fases, mas os dados da Comissão de Coordenação Regional do Norte confirmam a aposta, ao reconhecem Sernancelhe como exemplo no aumento das exportações, cotado entre os três mais exportadores da região, e um volume de negócios que ultrapassou os 67 milhões de euros, resultantes do comércio e da indústria transformadora.

Este espaço empresarial, com mais de 47 mil metros quadrados de área total, contemplou a construção de 30 lotes e definiu como objetivo gerar 200 postos de trabalho diretos. Número que nesta fase peca já por defeito, pois só duas das empresas ali instaladas têm visto a sua atividade crescer de forma exponencial, empregando mais de 50 pessoas cada.

Situado junto à Estada Nacional 229, que liga Viseu a São João da Pesqueira, o Espaço Empresarial Terra da Castanha situa-se a poucos metros da Vila de Sernancelhe e foi construído em quatro fases, estando a ser instalados os pavilhões da última fase. Mas, como se previa, a procura por espaços tem sido muita, estando já em laboração dez empresas e vários pavilhões em construção.

Como acréscimo, o Espaço Empresarial de Sernancelhe está posicionado a menos de 50 minutos dos eixos rodoviários Autoestrada A24, Autoestrada A25 e Itinerário Principal IP2. Sernancelhe fica a cerca de 90 quilómetros da fronteira de Vilar Formoso. O aeroporto Francisco Sá Carneiro fica a uma distância de 177 km, o porto de Aveiro a 142 km e Leixões a 177. Relativamente aos terminais ferroviários, destaque para a proximidade à Estação de Vila Franca das Naves (Trancoso) – 43 km, a Estação de Celorico Gare (Celorico da Beira) à mesma distância, o Terminal Ferroviário de Mangualde, a 56 km e a Estação da Régua, a 58 km.

Por conseguinte, o Município disponibiliza ainda benefícios à instalação de empresas ao nível do IMT e IMI, cuja percentagem é calculada em função do interesse e impacto da atividade para a economia concelhia.

Ano após ano, Sernancelhe tem sido apontado ainda como referência no setor empresarial e, no ano 2020, voltou a figurar no ranking das maiores empresas do distrito, com 11 indústrias cuja atividade gera retorno para toda a economia local e contribui muito positivamente para a balança nacional.
A par disto, o Concelho assume na sua ação diária conceitos como Inovação e Internacionalização, decorrente do facto de as suas empresas terem encetado um percurso de abertura ao exterior, de comunicação e de progresso.

Os efeitos desta estratégia notam-se também no campo da demografia e da qualidade de vida da população. Os Censos de 2021 confirmaram Sernancelhe como um dos poucos concelhos do Interior do País que viu a sua população aumentar, resultado que se deve ao aumento do número de empresas e à maior oferta de possibilidades de trabalho, exercendo o fenómeno de fixação e de atração de pessoas.

 

Pode ver também

Aquilino Rocha Pinto reconduzido na Associação de Ténis de Mesa

Eleições para os corpos sociais da Associação de Ténis de Mesa do Distrito de Viseu …

Comente este artigo