Sernancelhe prepara-se para assinalar a quadra de Natal com oito iniciativas de cariz cultural, social, lúdico, educativo e também económico.
Com início a 6 de dezembro, dia em que será inaugurada a iluminação de Natal no Centro Histórico, há atividades agendadas até 19 de dezembro, quando a Biblioteca Municipal Abade Vasco Moreira abre a Oficina de Natal Ecológico, iniciativa dirigida em especial ao público infantil. Nesta programação destaque ainda para dois concertos, para o evento solidário “Natal Sem Idade”, uma festa natalícia para as crianças e um Mercado de Natal no dia 15 de dezembro.
Promover o concelho, em particular o Centro Histórico de Sernancelhe, e impulsionar o comércio local são os objetivos do Município com a preparação de um cartaz de Natal que contempla vários dias e várias iniciativas, tanto para crianças e famílias, com para os seniores, e que acontecerão em espaços como a Biblioteca, o Expo Salão, o Auditório e vários equipamentos situados na zona antiga da Vila de Sernancelhe.
Assim, e já no dia 6 de dezembro será inaugurada a iluminação de Natal, que utiliza tecnologia LED, altamente eficiente, e que garante uma considerável poupança de energia. À semelhança dos anos transatos, será no Centro Histórico que estarão os mais significativos elementos luminosos, bem como em frente ao Município e na renovada Avenida das Tílias. Para a noite de 6 de dezembro, no Auditório Municipal, está agendado o Concerto da Orquestra de Sopros da EPABI da Covilhã e Banda Musical de Sernancelhe.
No dia 12 de dezembro será a vez dos seniores, com a realização, no Expo Salão, do “Natal Sem Idade”, evento já com tradição no Concelho e que reúne perto de um milhar de sernancelhenses com mais de 60 anos, a quem será proporcionado um convívio natalício, com a sempre aguardada missa, almoço e uma tarde de animação.
Ainda no enquadramento da zona antiga da sede do Concelho, naquela que foi a Câmara e Cadeia, ficará a Casa do Pai Natal, um espaço especialmente preparado para os mais pequenos que, a partir de 14 de dezembro, serão convidados a participar nos diversos momentos animados e em workshops criativos.
O evento integra também um Mercado de Natal, no Expo Salão, no dia 15 de dezembro, e que juntará dezenas de comerciantes, entre produtores e associações locais, numa mostra que permite aos visitantes adquirirem prendinhas, decorações de Natal, provar os doces natalícios e confraternizar.
No final da tarde de 15 de dezembro, já no Expo Salão, subirá ao palco o Conservatório Regional de Música de Ferreirim, para um concerto de Natal. A “Festa de Natal das Crianças” será no dia seguinte, 17 de dezembro, coincidindo com o fim do período letivo e dedicada aos mais novos.
A organização do programa de Natal é uma iniciativa do Município de Sernancelhe, com o apoio da ESPROSER – Escola Profissional de Sernancelhe, Agrupamento de Escolas de Sernancelhe – Padre João Rodrigues, ACIS – Associação Comercial e Industrial de Sernancelhe, Associação Ponto Solidário, Aproximar CLDS-4G, Conservatório Regional de Música de Ferreirim, Academia de Música de Sernancelhe e Banda Filarmónica de Sernancelhe.
Comente este artigo