Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Sátão recebe exposição itinerante da “Ideia com Futuro”

Sátão recebe exposição itinerante da “Ideia com Futuro”

Sátão recebe na próxima segunda-feira, dia 02 de agosto, a exposição itinerante da Ideia com Futuro – Reciclar no Planalto Beirão.

Nesse dia, será apresentado o Plano de Sensibilização e Educação Ambiental que a Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão (AMRPB) está a desenvolver junto dos 19 municípios que a integram.

Disponível ao público em geral, a exposição itinerante Ideia com Futuro está munida de equipamentos multimédia e conteúdos interativos lúdico-pedagógicos, com apresentações, vídeos e jogos, que abordam a importância da Economia Circular e do contributo de cada um para a reciclagem dos resíduos de embalagem.

A percorrer os 19 municípios do Planalto Beirão, a exposição itinerante permanecerá em Sátão, até 06 de agosto. No local, dois agentes da Ideia com Futuro – Reciclar no Planalto Beirão acompanham os visitantes e ajudam a esclarecer todas as dúvidas, garantindo o cumprimento de todas as normas aplicáveis de distanciamento social e medidas de higiene.

Recorde-se que a região do Planalto Beirão tem sido um exemplo no que respeita a separação seletiva dos resíduos recicláveis. Em 2020, cada habitante do Planalto Beirão separou um total de 39 kg de resíduos recicláveis de papel/cartão, plástico/metal e vidro, o que representa um aumento de 22%, face ao ano 2019, muito acima do crescimento nacional, que se ficou pelos 13%. No total, os 19 Municípios que integram a Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão, separaram, em 2020, 12.846 toneladas de resíduos recicláveis.

Estes resultados revelam que o investimento realizado nos últimos anos, ao nível da rede de ecopontos e de meios de recolha, foram uma opção acertada, que assegurará a sustentabilidade do sistema de gestão de resíduos do Planalto Beirão, a longo prazo. Até ao final do ano transato, foram instalados mais 1.790 novos ecopontos.

Para além da vertente ambiental, a Ideia com Futuro – Reciclar no Planalto Beirão une-se também à vertente social, trazendo uma componente de solidariedade para o projeto, com a campanha “Separar para Ajudar”. Cada tonelada de resíduos separada, que represente um aumento face aos valores de 2014, será convertida em benefícios sociais para uma instituição de solidariedade social da região.

Este projeto, desenvolvido pela Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão, é cofinanciado pelo POSEUR, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo de Coesão.

 

Pode ver também

Festival Outono Quente, de Viseu, privilegia artistas locais e nacionais

Duas companhias internacionais, 14 nacionais e 17 locais, num total de 80 artistas, animam de …

Comente este artigo