Dando continuidade à preocupação que o Município de Sátão tem com o problema da Vespa das Galhas do Castanheiro, depois de realizada a prospeção dos soutos em 2017, pelos técnicos do município de Sátão e a DRAPC, com o objetivo de quantificar as largadas a realizar, o Município de Sátão informa que durante a próxima quarta-feira, dia 23 de maio de 2018, irá proceder às largadas planeadas para o concelho.
O plano municipal de combate à vespa das galhas do castanheiro prevê a realização de 19 largadas, no concelho, de insetos Torymus Sinensis, que eliminam a praga que afeta a produção da castanha.
O Município informa que pelas 16h00 na Rua do Vale Rodeiro irá realizar uma largada onde os interessados neste processo podem acompanhar uma dessas largadas juntamente com os técnicos da DRAPC e técnicos do Município.
A denominada luta biológica está a ser intensificada nesta primavera, concretizada pela Associação Portuguesa da Castanha – RefCast, com sede em Vila Real, em coordenação com a Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAVE), direções regionais de agricultura do Norte, Centro e Madeira e pelos municípios onde estão a ser feitas as largadas integradas no protocolo Biovespas.
Comente este artigo