Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Sátão: Estufa do Parque Ambiental da Alameda vai ter equipamento de hidroponia
Planting hydroponics

Sátão: Estufa do Parque Ambiental da Alameda vai ter equipamento de hidroponia

A Câmara Municipal de Sátão, em colaboração com o Agrupamento de Escolas de Sátão e no âmbito da candidatura à Rede Clube Ciência Viva na Escola, efetuada pelo Agrupamento de Escolas, realizou uma ação sobre Hidroponia proferida por António Pinto, da Escola Superior Agrária de Viseu.

A hidroponia consiste na técnica de cultivar plantas sem solo, onde os elementos minerais, essenciais para o crescimento e o desenvolvimento destas, são fornecidos através de uma solução nutritiva, na medida exata e de forma constante.

No próximo ano letivo será instalado o equipamento de hidroponia na estufa do Parque Ambiental da Alameda, que permitirá a produção de produtos alimentares (p.e. alfaces, morangueiros, alho-francês, cenouras, pimentos, entre outros)  por parte dos alunos do Agrupamento de Escolas.

Equipamento de hidroponia

A cultura de hortícolas por hidroponia, é o processo através do qual, as plantas desenvolvem o sistema radicular em água corrente que leva dissolvidos os nutrientes de que necessitam para o seu desenvolvimento normal e equilibrado.

Uma pequena bomba submersível, ligada a um temporizador, faz circular a solução nutritiva entre o depósito e os tubos hidropónicos, onde estão as plantas, em intervalos de 15 minutos.

Poderá germinar as suas próprias plantas ou adquiri-las num viveiro ou numa loja de plantas com um tamanho aproximado de 5cm de altura, são colocadas nos furos dos tubos hidropónicos, em cestos de rede ou directamente sobre a água. A água+nutrientes devem ser mudados de 15 em 15 dias.

Este sistema de cultivo é também conhecido pela sigla NFT (Nutrient Film Technique).  É um tipo de cultivo elevado do solo, por isso, isento de infestantes e bicharada, conferindo às plantas uma maior higiene e qualidade, conseguidas através do controle dos nutrientes e da água. A economia de água, comparativamente com o sistema de terra é superior a 70%. 

Acresce ainda, a ergonomia no manuseamento (está de pé a cuidar da sua horta), a maior e mais rápida produção, e mais importante, a sua horta pode estar em sua casa, junto a uma janela, na varanda, no terraço, no quintal ou no jardim.

 

Pode ver também

Autarquia de Santa Comba Dão atribui mais de 120 mil euros a associações

A Câmara de Santa Comba Dão vai apoiar este ano vinte associações com expressão concelhia …

Comente este artigo