Home / Notícias / Sátão: Edição de “O Volframista de Acácio Pinto disponível na Wook

Sátão: Edição de “O Volframista de Acácio Pinto disponível na Wook

Depois de esgotadas a primeira e a segunda edições, que saíram, respetivamente, em dezembro de 2022 e em março de 2023, eis que acabou de sair a terceira edição do romance O Volframista, de Acácio Pinto, romance que está a ter uma grande recetividade por parte dos leitores.

Neste contexto, a aquisição do livro O Volframista vai, doravante, poder ser efetuada através da plataforma digital Wook, a fim de que os interessados o possam adquirir mais facilmente e sem sairem de sua casa.

Igualmente, vão prosseguir as apresentações públicas na região da Beira Alta e em qualquer outra parte do país, onde tal interesse nos venha a ser demonstrado. Refira-se, desde já, que a próxima apresentação será na cidade de Mangualde, numa iniciativa conjunta com a câmara municipal.

Recorde-se que o romance O Volframista foi o vencedor do prémio literário Cónego Albano Martins de Sousa, em prosa, no ano de 2022, concurso promovido pela Câmara Municipal de Sátão.

SINOPSE DO LIVRO

O Volframista é um romance que fala da ilusão da riqueza fácil através do negócio clandestino de volfrâmio, ilusão que estava no imaginário de muitos portugueses durante a Segunda Guerra Mundial.

Foi nesse contexto que Abel Fernandes, um trabalhador rural exemplar, almejou libertar-se da pobreza a que estava condenado. Passou de um pobre agricultor a mineiro e de mineiro a volframista. E foi assim que, num ápice, ele e o seu sócio enriqueceram e, simultaneamente, se viram enredados em amores proibidos, em vidas airadas, em corrupção e em ajustes de contas. É que os negócios do volfrâmio, destinado às indústrias de armamento inglesas e alemãs, tinham contornos ardilosos e clandestinos e, amiúde, não corriam bem.

É de tudo isto e muito mais que fala O Volframista, este romance histórico que apresenta a vida quotidiana nos anos quarenta do século XX, nas áreas rurais e mineiras de Portugal, onde a miséria humana se sobrepunha, tantas vezes, à generosidade e onde, nem sempre, os desfechos eram os melhores.

 

Pode ver também

Vinhos do Dão Casa da Ínsua com mais 9 medalhas, 2 das quais Grande Ouro

DUAS MEDALHAS GRANDE OURO, QUATRO DE OURO E TRÊS DE PRATA CONSAGRAM,UMA VEZ MAIS, A …

Comente este artigo