Home / Notícias / Sátão: Comissão de Utentes pede à Ministra que reponha e reforce serviços no Centro de Saúde

Sátão: Comissão de Utentes pede à Ministra que reponha e reforce serviços no Centro de Saúde

A Comissão de Utentes do Centro de Saúde de Sátão, em ofício dirigido ao grupo parlamentar do PCP, que tem como destinatária a Ministra da Saúde, aponta um conjunto de preocupações no acesso aos cuidados de saúde primários na unidade de saúde local.

Segundo a Comissão de Utentes, “têm-se registado muitas consultas adiadas e dificuldade no contacto com os serviços administrativos do Centro de Saúde, quer pela via presencial, quer pelo telefone, situação que se agravou após o encerramento do serviço de urgência, devido à pandemia da Covid-19”. “ A não reabertura do serviço tem obrigado centenas de utentes a deslocarem-se a Moimenta da Beira ou a Viseu.

Rui Cruz, da Comissão de Utentes do Centro de Saúde de Sátão diz que, é uma obrigação lutar pelos direitos de acesso aos cuidados de saúde primários.

A Comissão de Utentes aponta ainda a necessidade do reforço de médicos, enfermeiros, técnicos de diagnóstico, administrativos e assistentes operacionais que garantam o normal funcionamento do Centro de Saúde de Sátão para dar resposta às necessidades da população.

Rui Cruz, diz que, a pandemia não é justificação para a falta de serviços e recursos humanos na unidade de saúde local.

No âmbito da estrutura pública, recorda a Comissão de Utentes, “tão importante no atual quadro de controlo da situação epidémica, praticamente que não existe ou conta com graves limitações de funcionamento, em que o delegado de saúde está distribuído por vários concelhos limítrofes e no concelho de Sátão, não existe um enfermeiro e um técnico de saúde pública.

Rui Cruz diz que, após as perguntas à Ministra da Saúde a Comissão de Utentes já tem na rua um abaixo-assinado para a recolha de assinaturas.

Caso as pretensões da Comissão de Utentes do Centro de Saúde de Sátão não venham a ter resposta, a manifestação junto à porta da unidade de saúde local é uma das próximas ações.

A Comissão de Utentes pertente na carta enviada à Ministra da Saúde saber que medidas vai o Governo tomar para reabrir o serviço de urgência no Centro de Saúde de Sátão.

Por que motivo, em particular o atendimento telefónico não é feito com rapidez.

Como e quando vai o Governo garantir o funcionamento em pleno da estrutura de saúde pública na vila de Sátão.

 

Pode ver também

Operação Censos 2024: Viseu – GNR sinalizou 3.325 idosos que vivem sozinhos ou isolados

No âmbito da operação “Censos 2024”, a GNR (Guarda Nacional Republicana), sinalizou entre 1 de …

Comente este artigo