Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Sátão: Amantes do desporto de natureza já podem usufruir da “Rota do Barrocal”

Sátão: Amantes do desporto de natureza já podem usufruir da “Rota do Barrocal”

Pontos de Interesse

1 – Santuário do Sr. da Agonia;  2 – Capela de Nª Srª da Conceição;  3 – Pelourinho e Museu Municipal de Gulfar; 4 – Laje da Deguedinha; 5 – Capela de Nª Srª do Barrocal;  6 – Geomorfologia granítica (Barrocal);
7 – Igreja Matriz de Romãs; 8 – Capela de Santa Eufémia.

Descrição do Percurso

O percurso tem início no Santuário do Sr. da Agonia. O primeiro troço, rumo a este, faz-se através de um pinhal em ótimo estado de conservação, onde ainda hoje se faz extração de resina. Este leva-o até à povoação de Douro Calvo, onde encontrará um antigo Pelourinho, atrás do Museu Municipal de Gulfar, e a Capela de Nª Srª da Conceição. Seguindo para sul, entre campos de cultivo, logo atinge a Laje da Deguedinha, local onde ainda se procede esporadicamente à seca e à malha dos cereais. Ao fim de alguns metros, passa a desenvolver-se por estrada asfaltada, em aprazível área florestal, até, quase de repente, se abrir num imenso mar de granito.
É neste mundo de pedra que surge a Capela de Na Sra do Barroca!, local onde vale a pena parar e admirar … e recuperar o fôlego.

Os próximos passos são por caminho antigo, subindo o Barrocal entre blocos que alimentam a imaginação e se mostram em posições que desafiam as leis da gravidade. No outro lado, a povoação de Romãs, com bela igreja a contemplar. Continua rumo a poente, por caminho agrícola, até atingir Avelal, ponto de partida da Via Sacra que o acompanhará até de novo chegar ao Santuário do Sr. da Agonia.

 

Pode ver também

Lamego. Parque Biológico prepara “Natal na Floresta”

O espírito natalício já envolve o Parque Biológico da Serra das Meadas, em Lamego, e …

Comente este artigo