Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Sátão. “Acesso aos cuidados de saúde primários é preocupante” diz PCP

Sátão. “Acesso aos cuidados de saúde primários é preocupante” diz PCP

No âmbito de uma ação nacional, sob o lema “ Combater a Covid-19, recuperar atrasos, garantir o acesso aos cuidados de saúde” os deputados do PCP no Parlamento Europeu, promoveram hoje uma jornada dedicada à área da saúde.

No distrito de Viseu a eurodeputada Sandra Pereira, visitou o Centro de Saúde de Sátão, onde ouviu várias queixas dos utentes.

Em Sátão, o acesso aos cuidados de saúde primários é preocupante, com centenas de consultas em atraso, novas consultas não são marcadas, falta de médicos de família e assistentes técnicos e auxiliares de ação médica estão exaustos e chamadas telefónicas que muitas delas não são atendidas.

Após a pandemia, os utentes não estão a ter acesso aos cuidados primários de saúde, referiu à Alive Fm a eurodeputada do PCP, Sandra Pereira.

Sandra Pereira realça que para além da Covid-19, há doente com outras patologias às quais o Serviço Nacional de Saúde (SNS) não está a dar resposta, o PCP, diz Sandra Pereira tem propostas.

O PCP defende o regresso das consultas presenciais, situação que afeta a maioria dos Centros de Saúde, incluindo o de Sátão, mais médicos de família e mais enfermeiros, esta é uma escolha política que tem de avançar no mais curto espaço de tempo referiu à Alive FM, a eurodeputada Sandra Pereira.

No Sátão o PCP ouviu que o SNS não está a responder às necessidades dos utentes que como alternativa, para quem pode, recorrem ao serviço de saúde privado.

Segundo o PCP, as dificuldades sentidas no acesso aos cuidados de saúde primários “não são de hoje e muito menos têm origem apenas na pandemia, antes resultam e em primeiro lugar, das opções de desinvestimento no SNS dos Governos do PS, PSD e CDS nos últimos anos”.

 

Pode ver também

Incêndio numa habitação em Moimenta da Beira desaloja casal

Um casal septuagenário ficou esta sexta-feira desalojado em Carapito, concelho de Moimenta da Beira, após …

Comente este artigo