No âmbito do Programa de Reinstalação do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), o Município de S. João da Pesqueira recebeu, uma família de pessoas Refugiadas, de cultura árabe, proveniente da Síria.
O êxito do acolhimento deste agregado familiar, composto por dois adultos e quatro crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 16 anos, está dependente do envolvimento de todas as instituições, entidades e organismos locais, refere a autarquia em comunicado.
Portugal desenhou uma estratégia nacional para a plena integração das pessoas refugiadas em território nacional, sendo as propostas de acolhimento definidas com base nos princípios institucionais descentralização, articulação e integração.
Através do Projeto Pesqueira Acolhe, no período de 18 meses, a Câmara de S. João da Pesqueira vai assegurar a satisfação das necessidades básicas, com apoio no acesso a cuidados de saúde, apoio no acesso à educação, apoio na inscrição na Segurança Social e Finanças.
Promover a integração através da definição e implementação de um projeto de integração que inclua apoio na aprendizagem da língua portuguesa e de apoio socioprofissional.
Diligenciar no sentido de garantir a matrícula e a frequência no sistema de ensino por parte de crianças e jovens até aos 18 anos.
O acompanhamento previsto nos 18 meses de acolhimento da família de refugiados, de cultura árabe, vai ser monitorizado individualizado, com vista à sua autonomia.
A autarquia de São João da Pesqueira, diz ainda que esta família necessita do apoio, da disponibilidade e da boa vontade de todos para que o processo de acolhimento e integração seja um sucesso.
Comente este artigo