Home / Notícias / Rota “EN16” vai potenciar turismo nos distritos de Aveiro, Viseu e Guarda

Rota “EN16” vai potenciar turismo nos distritos de Aveiro, Viseu e Guarda

Várias entidades estiveram reunidas em Fornos de Algodres, no distrito da Guarda, com o objetivo de prepararem um projeto para potenciar o turismo ao longo da Estrada Nacional 16 (EN16), que liga os distritos de Aveiro, Viseu e Guarda.

O encontro serviu para potenciar o produto turístico “EN16”, considerado um projeto “estruturante” para os três concelhos e toda a região.

Participaram na reunião representantes do Turismo Centro de Portugal, do Turismo de Portugal, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, da AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, das Comunidades Intermunicipais da Região de Aveiro, Viseu Dão Lafões e Beiras e Serra da Estrela e dos municípios de Aveiro, Albergaria-a-Velha, Sever do Vouga, Águeda, Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Guarda, Pinhel, Almeida, Viseu, Vouzela, Mangualde, Oliveira de Frade e São Pedro do Sul.

O encontro em Fornos de Algodres surgiu no seguimento de uma outra realizada em Vouzela, em dezembro de 2021.

O projeto de criação da rota turística envolve todos os municípios por onde a EN 16 passa e o objetivo é criar “um produto turístico que potenciasse tudo o que de bom existe” nos concelhos abrangidos.

A rota turística que está em preparação “é um produto muito idêntico” ao que já existe em relação à Estrada Nacional 2 (EN2).

O projeto, que também envolve a Infraestruturas de Portugal, permitirá que futuramente a EN16 faça parte das rotas turísticas nacionais e seja “um ponto de interesse” para os visitantes da região.

No âmbito da iniciativa, no início da próxima semana, em Viseu, será assinado um protocolo pelas Comunidades Intermunicipais de Dão Lafões, Aveiro e Beiras e Serra da Estrela.

A EN16 atravessa 14 municípios dos distritos de Guarda, Viseu e Aveiro e tem uma extensão de 220 quilómetros.

 

Pode ver também

II Passeio TT “Terras do Demo” saiu para a estrada com 85 jipes

Foram 30 quilómetros cheios de adrenalina pura. O II Passeio TT “Terras do Demo” realizou-se …

Comente este artigo