Home / Notícias / Rota de Megalitismo de Viseu Dão Lafões integra rede europeia Megalithic Routes

Rota de Megalitismo de Viseu Dão Lafões integra rede europeia Megalithic Routes

Rota de Megalitismo de Viseu Dão Lafões passou a integrar a rede internacional Megalithic Routes, associação cultural sem fins lucrativos que promove a valorização e conservação do património megalítico na Europa. A adesão, proposta pela Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões com o apoio da Universidade do Algarve, foi aprovada durante a Assembleia Geral anual da rede, dedicada à proteção deste legado milenar.

Com esta integração, Viseu Dão Lafões passa a fazer parte da Rota Europeia da Cultura Megalítica, uma iniciativa reconhecida pelo Conselho da Europa, que envolve museus, geoparques, investigadores e entidades turísticas de países como Portugal, Espanha, Alemanha, Dinamarca, Inglaterra, Suécia, Turquia e Países Baixos.

“A entrada da nossa Rota de Megalitismo na Megalithic Routes é mais um passo determinante na estratégia de afirmação de Viseu Dão Lafões como destino de excelência para o turismo cultural e patrimonial. Estamos a falar de um reconhecimento internacional que nos insere numa rede de excelência, dedicada à salvaguarda de um legado comum europeu. É um orgulho e, ao mesmo tempo, uma responsabilidade que abraçamos com determinação”, afirma Nuno Martinho, Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões. “Este enquadramento europeu reforça o trabalho de valorização que temos vindo a desenvolver ao longo dos últimos anos, também evidenciado pela recente classificação nacional dos nossos monumentos megalíticos”, sublinha.

A associação Megalithic Routes tem como missão ligar, através de rotas culturais, alguns dos monumentos mais antigos da Europa, promovendo não só os próprios sítios arqueológicos, mas também as paisagens e as comunidades que os envolvem. A rota europeia realça o papel central que os monumentos megalíticos tiveram na formação das paisagens culturais, simbolizando os primeiros esforços das comunidades humanas para moldar o território e criar vínculos com a natureza.

Assente nos princípios do turismo de baixo impacto, o projeto aposta em percursos pedestres e cicláveis, no uso de caminhos existentes e na mobilidade sustentável, que proporcionem experiências autênticas, respeitadoras do ambiente e integradas nas atuais tendências de lazer e recreio ao ar livre. A par disso, promove também parcerias com museus, escolas e universidades, incentivando programas educativos e intercâmbios sobre as Raízes Megalíticas europeias.

Recorde-se que, paralelamente a este reconhecimento europeu, foi aberto um procedimento para a Classificação Nacional de 18 Monumentos Megalíticos do Grupo de Viseu Dão Lafões – o chamado “Grupo de Viseu”. A decisão, publicada em maio em Diário da República, garante desde já a proteção legal deste património, nos termos da Lei de Bases do Património Cultural, enquanto se desenvolve o processo formal de classificação.

Itinerários Culturais do Conselho da Europa

O programa dos Itinerários Culturais, lançado pelo Conselho da Europa em 1987, demonstra de forma visível, através de uma viagem no espaço e no tempo, como o património dos diferentes países e culturas da Europa representa uma herança cultural partilhada. Os Itinerários Culturais apoiam a missão do Conselho da Europa na promoção da democracia, dos direitos humanos e do Estado de Direito em toda a Europa e além-fronteiras. Promovem a sensibilização para o património comum europeu e colocam em prática a democracia cultural, a diversidade cultural, o diálogo e o intercâmbio mútuo através das fronteiras e dos séculos, tanto dentro da Europa como com outros países e regiões.

Em 2025, existem 49 Itinerários Culturais do Conselho da Europa certificados (www.coe.int/routes).

Megalithic Routes é um “Itinerário Cultural do Conselho da Europa” desde 2013.

 

Pode ver também

PERIGO DE INCÊNDIO RURAL – MEDIDAS PREVENTIVAS

SITUAÇÃODe acordo com a informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), prevê-separa …

Comente este artigo