Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Rota das Energias Renováveis em Mortágua

Rota das Energias Renováveis em Mortágua

É a mais recente rota criada pelo Município de Mortágua e tem como fio condutor as energias renováveis.

Mortágua é um concelho modelo e de referência em matéria de utilização de fontes renováveis para produção de energia elétrica, incluindo fontes hídrica, eólica, fotovoltaica, geotérmica e biomassa florestal.

A rota percorre vários pontos como a Barragem da Aguieira, o Parque Eólico do Alto do Monção, a Central Termoelétrica; locais onde estão instalados grandes parques solares fotovoltaicos (nomeadamente de empresas) ou sistemas geotérmicos, assim como sistemas ancestrais como o Lagar de Varas de Vale de Mouro e o Moinho de Vento do Meligioso.

Os locais estão sinalizados com painéis informativos com uma breve descrição de cada local e um QR Code que permite obter mais informações sobre cada fonte de energia.

O projeto da Rota das Energias Renováveis foi lançado pela Câmara Municipal de Mortágua com o objetivo de divulgar a diversidade de fontes renováveis para a produção de energia que se podem encontrar no concelho, e acima de tudo sensibilizar a população e os visitantes para a sua importância em termos de sustentabilidade ambiental, mostrando os benefícios económicos, sociais e ambientais associados à sua utilização. Pretende-se que esta rota tenha uma forte componente pedagógica e de sensibilização, nomeadamente direcionada para as escolas e os jovens, possibilitando a realização de visitas programadas e guiadas aos vários locais onde estão implantadas as diferentes fontes de energia renovável.

Face às alterações climáticas e ao aumento do consumo de energia, o recurso a fontes de energia renováveis apresenta-se como um questão fulcral para o desenvolvimento económico do país, a preservação do ambiente e a qualidade de vida das pessoas.

 

Pode ver também

Festival Outono Quente, de Viseu, privilegia artistas locais e nacionais

Duas companhias internacionais, 14 nacionais e 17 locais, num total de 80 artistas, animam de …

Comente este artigo