Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Resende. Concluídos trabalhos na Ponte da Ermida no Rio Douro

Resende. Concluídos trabalhos na Ponte da Ermida no Rio Douro

Infraestruturas de Portugal concluiu no passado dia 19 de dezembro a empreitada para a reposição dos aparelhos de apoio dos encontros da Ponte da Ermida, sobre o Rio Douro, localizada ao quilómetro 2,300 da EN321.

Esta infraestrutura une os concelhos de Baião e Resende, no distrito de Viseu, e a empreitada em causa representou um investimento de cerca de 90 mil euros e teve um prazo de execução de três meses.

De acordo com a empresa, esta obra “teve como objetivo a substituição dos aparelhos de apoio e as juntas de dilatação da Ponte da Ermida sobre o Rio Douro, que faz a ligação entre os concelhos de Baião e Resende, dotando a ponte com as condições de funcionamento desejáveis”.

Os trabalhos de substituição dos aparelhos de apoio foram precedidos por uma inspeção aos aparelhos existentes, com o objetivo de definir a geometria dos mesmos e das suas fixações, confirmar os gabarits verticais existentes e identificar o tipo de aparelhos utilizados. Para a substituição dos aparelhos foi necessário proceder-se ao levantamento do tabuleiro nos encontros, em 10mm.

Foram instaladas novas juntas de dilatação entre os encontros e o tabuleiro e entre os dois blocos que formam cada encontro, substituindo as existentes e abrangendo a largura total da nova plataforma.

A Ponte é composta por três vãos, com pilares posicionados na proximidade de cada margem e com encontros encaixados nas vertentes. Apresenta uma extensão total de 381m e uma altura máxima de aproximadamente 80m.

O tabuleiro, construído por avanços sucessivos em consola, é em betão armado pré-esforçado, com secção em caixão unicelular e encontra-se apoiado monoliticamente nos pilares e através de aparelhos de apoio nos encontros.

Na transição do tabuleiro para os encontros estão colocadas juntas de dilatação para acomodar os deslocamentos esperados na fase de serviço da obra.

 

Pode ver também

Covid-19: S. João da Pesqueira testa toda a população

A Câmara de S. João da Pesqueira anunciou hoje que, atendendo ao aumento do número …

Comente este artigo